Um macaco-de-cheiro-de-cabeça-preta (Saimiri vanzolinii) foi resgatado na noite de quarta-feira, 19/3, na avenida Brasil, bairro Compensa, zona Oeste de Manaus. O primata foi encontrado por moradores, que acionaram a Polícia Militar do Amazonas (PMAM) para a captura do animal.
Por volta das 22h40, equipes do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPAmb) chegaram ao local e realizaram o resgate com sucesso. Após a captura, o macaco foi encaminhado à Superintendência do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) no Amazonas, onde passará por uma triagem para avaliação do seu estado de saúde e demais cuidados necessários.
Crime ambiental
A criação, captura, transporte e manutenção de animais silvestres sem autorização são práticas proibidas pela legislação brasileira e configuram crime ambiental. De acordo com a legislação vigente, a pena para maus-tratos contra animais silvestres pode variar de três meses a um ano de detenção, além do pagamento de multa.
A Polícia Militar reforça a importância de não tentar capturar animais silvestres por conta própria e orienta a população a acionar os órgãos responsáveis para garantir a segurança tanto dos animais quanto das pessoas. Em casos semelhantes, a recomendação é entrar em contato com o Batalhão Ambiental da PMAM pelo número (92) 98842-1553 ou com o Ibama pelo telefone 0800 61 8080.
RIOS DE NOTÍCIAS*