MULHER MORRE EM MENOS DE 24H APÓS CONTRAIR BACTÉRIA DA PESTE NEGRA NOS EUA

Uma mulher morreu menos de 24 horas após dar entrada no Flagstaff Medical Center Emergency, nos Estados Unidos, após ser diagnosticada com peste pneumônica, uma forma rara e grave de infecção causada pela bactéria Yersinia pestis — a mesma responsável pela Grande Peste Negra, que devastou a Europa na Idade Média, matando entre 30% e 60% da população.

Segundo informações do g1, a peste pneumônica ocorre quando a infecção atinge os pulmões, podendo ser transmitida de pessoa para pessoa por meio da inalação de gotículas respiratórias. Essa forma da doença pode surgir como evolução da peste bubônica ou septicêmica, quando não tratadas a tempo.

A bactéria Yersinia pestis é normalmente transmitida entre animais por meio de pulgas infectadas, e os humanos podem ser contaminados tanto por picadas quanto por contato com fluidos ou materiais contaminados. A forma pneumônica é a mais contagiosa e a mais letal, exigindo tratamento imediato com antibióticos.

Apesar de ser uma doença rara atualmente, a peste ainda ocorre esporadicamente em regiões rurais, especialmente em algumas partes dos EUA, África e Ásia. Autoridades de saúde locais estão investigando o caso para rastrear possíveis contatos e evitar novos contágios.

 

 

Leia também

Leave a Comment