O Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Amazonas (PPGED/UEA) foi representado na XV Conferência Bienal da Society for the Anthropology of Lowland South America (Salsa) pela mestra Hemily Pastanas Marinho, pertencente à etnia Kokama. Na ocasião, a pesquisadora apresentou um trabalho desenvolvido a partir dos seus conhecimentos antropológicos. O evento foi realizado entre os dias 4 e 6 de agosto deste ano, na Universidade de Helsinque, na Finlândia.
Hemily Pastanas Marinho desenvolve pesquisas na área de Fundamentos da Educação e Antropologia da Educação, sob orientação da professora Rita de Cássia Fraga Machado. Durante a conferência, ela apresentou o trabalho intitulado “O movimento Kokama na tríplice fronteira Brasil, Peru e Colômbia: um recorte brasileiro sobre a participação das mulheres e a educação territorial”.
A XV Conferência Bienal Salsa teve como objetivo discutir temas urgentes e de grande relevância nas terras baixas da América do Sul, como a exploração mineral, extração de recursos naturais, desmatamento, saúde, urbanização e questões de gênero.