METEORITO QUE CAIU NOS EUA É 20 MILHÕES DE ANOS MAIS VELHO QUE A TERRA

Pesquisadores da Universidade da Geórgia confirmaram que o meteorito que cruzou o céu do sudeste dos Estados Unidos em 26 de junho é um visitante cósmico com uma idade impressionante: cerca de 4,56 bilhões de anos — pelo menos 20 milhões a mais que a própria Terra.

O chamado Meteorito McDonough, batizado pelo código postal da cidade onde caiu, despencou sobre o condado de Henry, na área metropolitana de Atlanta, atingindo o telhado de uma residência.

Partes do fragmento, que pesavam pouco mais de 50 gramas, foram recuperadas e entregues ao geólogo planetário Scott Harris, especialista da UGA.

Segundo Harris, análises microscópicas indicam tratar-se de um condrito comum com baixo teor de metal, formado na presença de oxigênio no início do Sistema Solar.

“Ele pertence a um grupo de asteroides no cinturão principal, entre Marte e Júpiter, provavelmente resultado da fragmentação de um corpo muito maior há cerca de 470 milhões de anos”, explicou o cientista.

Antes de atingir o solo, o meteorito viajava a mais de 1 quilômetro por segundo — o equivalente a percorrer dez campos de futebol em apenas um segundo.

Fonte: R7

Leia também

Leave a Comment