O presidente do Flamengo, Luiz Eduardo Baptista, o Bap, falou pela primeira vez sobre o novo patrocinador master do rubro-negro, anunciado na última segunda-feira. Em entrevista à FlamentoTV no YouTube, o dirigente celebrou o contrato com a Betano, o maior da história do futebol brasileiro, e comparou o clube com o Real Madrid.
— Tem que ter muita admiração pelo Real Madrid. Num mundo das SAFs, o Real não é SAF, é um clube como o Flamengo. Não tem dono, como o Flamengo não tem. E temos que reconhecer que é o clube mais vencedor da história do futebol mundial. Em quem mais poderíamos nos espelhar? A gente quer ser o Real Madrid das Américas. Não é soberba, isso é um elogio implícito ao que o Real conseguiu construir — disse Bap, direto do estúdio da FlamengoTV no Maracanã.
O Flamengo acertou o novo patrocínio dias após encerrar o vínculo com a Pixbet, na quarta-feira da semana passada, depois de uma insatisfação do clube com o atraso do pagamento das parcelas. O contrato com a Betano terá duração de três anos e quatro meses, a partir de setembro de 2025, totalizando R$ 895 milhões aos cofres rubro-negros.
— Foi um processo de conhecimento recíproco. Fomos educados sobre o papel da Betano nesse mundo, onde eles atuam num segmento que tem crescido de maneira significativa, mas que traz desafios à comunidade, e a Betano tem uma preocupação importante. E do lado do Flamengo, que é muito mais que um clube de futebol: tem remo, basquete, vôlei, judô, natação, esportes artísticos… Conhecendo um ao outro, podemos traçar uma estratégia global para, quem sabe, nessa conta 1 + 1 possa dar 3. Oxalá seja uma parceria duradoura — continuou o dirigente.
Ao comparar os valores do novo contrato rubro-negro com os de clubes do exterior, é possível ter uma dimensão da escala de grandeza. Equivalente a 42 milhões de euros por temporada, o patrocínio supera, por exemplo, as cifras recebidas pelo Atlético de Madrid, da Espanha, no contrato com a Riyadh Air — o clube espanhol recebe 40 milhões de euros da companhia aérea.
A comparação com os times da Premier League chama ainda mais atenção. O clube carioca superaria 14 equipes em valores de patrocínio master, ficando atrás somente do “Big 6”, formado por Liverpool, Manchester City, Manchester United, Chelsea, Arsenal e Tottenham, segundo levantamento do site inglês The Sponsor.
O acordo prevê a realização de amistosos entre clubes patrocinados pela empresa, como River Plate, da Argentina, e Porto, de Portugal. Para Bap, o principal dificultador será conseguir ajustar o calendário das equipes.
— Temos o desafio grande do calendário, conseguir ajustar o calendário das equipes, mas está no contrato que ambas as partes envidariam os melhores esforços para isso acontecer. Temos equipes históricas como o próprio River e grandes clubes da Europa. Seria espetacular tanto eles virem ao Maracanã ou o Flamengo ir até eles. Nesses três anos de parceria, certamente teremos tempo para isso — finalizou o presidente.
O primeiro jogo do Flamengo com a Betano estampada será no dia 31 de agosto, diante do Grêmio, no Maracanã, pelo Campeonato Brasileiro. A empresa ocupará a posição master nas camisas oficiais de jogo e treino do futebol masculino, feminino e basquete, além dos uniformes de viagem do elenco rubro-negro. A marca também estará presente nas costas da equipe de vôlei feminino e em placas de publicidade no Maracanã.
*Extra