No período de 15 a 22 de agosto, o reitor da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Prof. Dr. André Luiz Nunes Zogahib, acompanhado de equipe técnica, realizou uma visita institucional à Ohio State University (OSU), nos Estados Unidos. O objetivo foi avançar nas tratativas para a celebração de convênios bilaterais e fortalecer a cooperação acadêmica entre as duas instituições.
Segundo o reitor André Zogahib, essa oportunidade reforça o nível de parceria com instituições de alta qualidade, além de oferecer um melhor ensino para a comunidade acadêmica da UEA. “Essa parceria representa um importante avanço na consolidação da UEA como uma instituição de ensino superior comprometida com a excelência acadêmica, com qualidade do ensino, da pesquisa e da inovação. Além disso, abre novas possibilidades para intercâmbio de conhecimento, formação de nossos estudantes e professores”, finalizou.
O convite, feito pela própria OSU, possibilitou a exploração e o alinhamento com os seguintes espaços: Departamento de Espanhol e Língua Portuguesa; Centro de Inovação e Avanço Energético; Faculdade de Artes e Ciências; Departamento de Internacionalização; Centro de Estudos Latino-Americanos e Escritório de Engajamento, Descoberta e Educação Global.
Além do reitor, integraram a comitiva a diretora da Assessoria de Relações Internacionais (ARI/UEA), Prof.ª Dra. Vanúbia Moncayo, e os assessores do gabinete da Reitoria, Marcus Orleans e Fabiola Paiva. Durante a agenda, a UEA apresentou sua estrutura física, humana e acadêmico-científica, áreas prioritárias e projetos institucionais de destaque. Na oportunidade, ambas as instituições discutiram possibilidades de institucionalizar mobilidade internacional em níveis de graduação e pós-graduação.
Ohio State University (OSU)
Fundada há mais de 200 anos, a OSU figura entre as 60 melhores universidades do mundo, segundo o ranking do Center for World University Rankings (CWUR). A instituição recepciona acadêmicos e pesquisadores internacionais dos cinco continentes. O Centro de Estudos Latino-Américanos acolhe e explora um número expressivo de pesquisas do Brasil, possuindo uma comunidade brasileira atuante em ensino e pesquisa.
