O Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), por meio do Comitê de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio e à Discriminação, está incentivando servidores e colaboradores a participarem do formulário nacional que busca identificar percepções, situações e desafios relacionados a práticas de assédio e discriminação no âmbito dos Tribunais de Contas
A pesquisa é promovida pelo Comitê Técnico de Corregedorias, Ouvidorias e Controle Interno e Social do Instituto Rui Barbosa (IRB) e está sendo aplicada em diversos Tribunais de Contas do país.
O formulário está disponível neste link e poderá ser preenchido até o dia 15 de setembro. As respostas serão tratadas de forma sigilosa e utilizadas exclusivamente para fins de análise e elaboração de medidas preventivas no ambiente institucional e os resultados serão consolidados em um levantamento nacional.
Para a conselheira-presidente do TCE-AM, Yara Amazônia Lins, a participação dos servidores é essencial para o fortalecimento de uma cultura organizacional inclusiva e saudável.
“Este diagnóstico é uma ferramenta importante para que possamos compreender a realidade dos nossos ambientes de trabalho e construir estratégias efetivas contra o assédio e a discriminação. Contamos com a participação de todos para avançarmos nesse compromisso coletivo”, destacou.
A ação está alinhada às diretrizes nacionais de promoção de um ambiente laboral respeitoso, seguro e equitativo em todos os Tribunais de Contas.