A Universidade do Estado do Amazonas (UEA), em parceria com o Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) e a Samsung, realizou nesta segunda-feira (22/9), no auditório do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (TJAM), a aula magna do curso de especialização em Gestão de Tecnologia Aplicada à Segurança de Dados.
Voltado à capacitação de profissionais que atuam com informações sensíveis e estratégicas, o curso tem carga horária de 360 horas e prevê a formação de 50 participantes, entre servidores da UEA, servidores e magistrados do TJAM, colaboradores da Samsung e membros da comunidade acadêmica em geral.
A pós-graduação lato sensu tem como objetivo preparar especialistas capazes de desenvolver estratégias e soluções inovadoras para a proteção e gestão de dados, onde abordam desde aspectos jurídicos e técnicos até questões de governança e ética digital. A iniciativa impacta diretamente áreas como a administração pública, o setor judiciário, a iniciativa privada e a academia, fortalecendo a segurança da informação em múltiplos contextos e promovendo uma cultura de inovação e responsabilidade digital.

A vice-reitora da UEA, Prof.ª Dra. Kátia Couceiro, destacou a relevância da iniciativa para a sociedade amazonense.
“Este curso representa um passo fundamental para a integração entre o meio acadêmico, o setor judiciário e a iniciativa privada, em torno de um tema que impacta diretamente a vida de todos nós: a segurança da informação. Todo esse processo, por ser um assunto extremamente atual, faz com que os jovens tenham cada vez mais interesse em fazer parte da UEA”, afirmou.

Com o tema “Desafios e Oportunidades para a Proteção de Dados em uma Era Digital”, a aula magna foi mediada pelo Juiz Federal Dr. Márcio André Cavalcante, e contou com as contribuições do coordenador do curso, Prof. Dr. Jeibson dos Santos Justiniano e do Prof. Dr. Alessandro de Souza Bezerra.