Cerca de 18 tabletes de entorpecentes foram apreendidos nesta quinta-feira (16) pela Polícia Militar do Amazonas (PMAM) durante uma abordagem da Base Arpão 2 a uma embarcação em Coari (a 363 quilômetros de Manaus). Segundo a corporação, a droga estava oculta no interior do assoalho da praça de máquinas do barco.
A equipe, coordenada pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), realizou a ação por volta das 6h, na embarcação F/B Amazônia. Durante a inspeção no convés principal, as cadelas policiais Havana e Amali sinalizaram para a presença de entorpecentes sob o assoalho, direcionando as buscas para a área técnica do barco.
Na sequência, os militares localizaram 18 tabletes de drogas. Após os testes de narcóticos feitos por peritos do Departamento de Polícia Técnico-Científico (DPTC), ficou constatado que se tratava de cocaína e pasta base de cocaína. Um homem de 50 anos, responsável pela praça de máquinas, foi preso e apresentado à autoridade policial no cartório da Base Arpão para os procedimentos cabíveis.
Avaliada em cerca de R$ 1,2 milhão, a carga foi apreendida e encaminhada à Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Coari. A operação reforça o monitoramento fluvial na região, especialmente em embarcações de linha que operam no trecho do rio Solimões, área frequentemente utilizada por criminosos para o transporte de ilícitos. De acordo com as informações repassadas, a atuação combinada da equipe a bordo e o emprego de cães farejadores foram determinantes para localizar o material oculto e interromper o transporte do entorpecente.
AM POST*