Com foco em debater sobre os desafios e avanços na saúde tropical, sociedade e mudanças climáticas, o Programa de Pós-graduação em Medicina Tropical (PPGMT) da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), realizado em convênio com a Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), promoveu, na manhã desta segunda-feira (20/10), a abertura do “1st International Symposium on Tropical Medicine: One Health, Society and Climate Change” – (“1º Simpósio Internacional de Medicina Tropical: Uma Saúde, Sociedade e Mudanças Climáticas”, em português) – no Hotel Intercity, localizado no bairro Adrianópolis, zona centro-sul de Manaus.
Para a coordenadora do PPGMT da UEA com a FMT-HVD, a Prof.ª Dra. Gisely Cardoso de Melo, o simpósio, considerado, também, seminário de avaliação de pesquisa, propõe uma troca de conhecimentos científicos entre os estudantes e pesquisadores.

“É um evento de grande importância, principalmente para os alunos da pós-graduação, os alunos de mestrado e doutorado, porque eles têm a oportunidade de ter contato com pesquisadores, tanto nacionais e, principalmente, internacionais, para poder avaliar seus projetos e poder melhorar a qualidade deles. E, assim, futuramente poder ter uma boa publicação e um bom impacto científico e cultural para a sociedade”, disse a docente.
Entre as apresentações do dia, estava a da doutoranda Amanda França Silva Aguiar. Com o tema “Farmacocinética da rifampicina, isoniazida e pirazinamida administrada através de comprimidos dose fixa combinada dispersíveis em pacientes com tuberculose admitidos em unidade de terapia intensiva”, a estudante apresenta uma análise da farmacocinética, do tratamento da tuberculose em pacientes com sonda nasoenteral.

“A gente tem uma proposta de usar a medicação que é utilizada hoje na pediatria, que é dispersível, como tratamento de paciente usando sonda na UTI, pacientes graves. E, poder apresentar isso aqui, nesse evento, é fantástico”, comentou.
O 1º Simpósio Internacional de Medicina Tropical é amparado pelo Programa de Apoio à Realização de Eventos Científicos e Tecnológicos no Estado do Amazonas (Parev), tendo o apoio do Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam). Também é financiado pelo Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Proex) da UEA, por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento de Eventos (Padev).