Atual técnico do Amazonas, Aderbal Lana é considerado o treinador em atividade mais velho atualmente no futebol brasileiro. A poucos dias de completar 79 anos, no próximo dia 10, ele estreou no comando da equipe com vitória por 2 a 0 sobre o Cuiabá, em Manaus, no último domingo (2). Lana assumiu recentemente o cargo deixado pelo técnico Márcio Zanardi com a missão de evitar o rebaixamento da equipe para a Série C do Campeonato Brasileiro.
Trajetória de Aderbal
Natural de Uberlândia, em Minas Gerais, Lana era técnico do Amazonas até fevereiro deste ano, quando foi realocado na equipe como coordenador técnico. Agora, voltou à missão de treinar o time. Yorran Lana, filho de Aderbal, segue os passos do pai e atua como auxiliar técnico do Amazonas.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_1f551ea7087a47f39ead75f64041559a/internal_photos/bs/2025/I/i/5ZoYUOReykAKORyvSnbA/captura-de-tela-2025-11-04-134652.png)
Lana atuou como jogador de futebol em clubes como Anápolis, Itumbiara e Atlético Goianiense. Em 1973, ele se aposentou dos campos para seguir carreira como técnico. O primeiro clube que treinou foi o Itumbiara, de Goiás, nesse mesmo ano. Depois, passou também pelo Goiânia e pelo Atlético Goianiense, entre outros clubes. Ao todo, Lana treinou mais de 20 equipes.
Em sua carreira, constam 11 títulos no Campeonato Amazonense pelos clubes Nacional, Rio Negro, São Raimundo e Manaus, e três na Copa Norte, obtidos quando atuava pelo São Raimundo.
*Extra
