A Agência de Inovação da Universidade do Estado do Amazonas (Agin/UEA) deu início, nesta quinta-feira (13/11), ao novo Programa de Hackathon – Imersão nas Empresas do Polo Industrial de Manaus (PIM), com a primeira edição realizada na Electrolux do Brasil. A iniciativa marca o início de uma série de atividades que buscam inserir a UEA de forma efetiva dentro das indústrias do PIM, fortalecendo o vínculo entre a universidade, o setor produtivo e a inovação tecnológica.
O programa de Hackathon tem como objetivo promover a integração entre discentes, docentes e as empresas do PIM, por meio de imersões voltadas à solução de desafios reais enfrentados pelas indústrias. A proposta é que a comunidade acadêmica da UEA contribua com soluções tecnológicas, melhorias de processos e inovações em qualidade, ao mesmo tempo em que vivenciam, de forma prática, o ambiente corporativo.
Segundo o diretor da Agin, Prof. Dr. Antônio Mesquita, a iniciativa representa um passo estratégico para o fortalecimento da presença da universidade dentro das empresas do PIM, criando oportunidades concretas de aprendizagem e de aproximação com o mercado de trabalho.
“Essa é uma grande oportunidade que nós estamos iniciando aqui dentro das empresas do PIM. Queremos que a universidade esteja inserida de fato e de direito, oportunizando experiências tanto para os discentes quanto para os docentes. O programa de hackathon vai trazer futuras soluções para as empresas por meio dos nossos alunos e professores e, ao mesmo tempo, proporcionar um aprendizado imenso para todos os envolvidos”, destacou o diretor.

Durante o programa, alunos e professores da Escola Superior de Tecnologia (EST) e da Escola Superior de Estudos Sociais (ESO) participam, presencialmente, de atividades ao longo do dia e propuseram soluções para os desafios apresentados pelas empresas parceiras. Além de desenvolver competências nas áreas de engenharia, administração, inovação e qualidade, a iniciativa também visa abrir portas para futuros estágios e contratações no setor industrial.
