Luciane Barbosa Farias, conhecida como “Dama do Tráfico”, passou a cumprir prisão domiciliar com uso de tornozeleira eletrônica após decisão do Poder Judiciário. Ela estava presa desde maio deste ano, em Manaus.
Conforme apurado, Luciane foi autorizada a cumprir a pena em regime domiciliar na capital amazonense, sob monitoramento eletrônico. Ela é casada com Clemilson dos Santos Farias, o “Tio Patinhas”, apontado como chefe da facção criminosa Comando Vermelho no Amazonas e preso desde 2022. Luciane também é sobrinha do traficante José Roberto Fernandes, o “Zé Roberto da Compensa”. Seu nome ganhou projeção nacional após vir à tona que ela participou de visitas ao Ministério da Justiça em 2023 e fez uma viagem a Brasília custeada pela pasta dos Direitos Humanos.
O casal teve as prisões definitivas decretadas em 29 de janeiro deste ano pela juíza Rosália Sarmento, da 2ª Vara de Delitos de Tráfico de Drogas do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM). Ambos teriam sido condenados a 10 anos de prisão.
Segundo a magistrada, Luciane e Clemilson foram responsabilizados pelos crimes de lavagem de dinheiro, organização criminosa e associação para o tráfico, em processo já transitado em julgado, o que significa que não cabe mais recurso às instâncias superiores para tentar reverter a condenação.
Luciane Barbosa Farias foi presa em 28 de maio, em ação da Delegacia Especializada em Roubos, Furtos e Defraudações (DERFD), ocasião em que foram cumpridos dois mandados de prisão em aberto contra ela. Agora, com a decisão judicial, deixa o sistema prisional para cumprir a pena em casa, sob vigilância por tornozeleira eletrônica.
Fonte: AM POST
