A Prefeitura de Manaus divulgou, no Diário Oficial do Município (DOM), a nomeação de oito profissionais aprovados no concurso público da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). Os convocados têm o prazo até o dia 19 de janeiro de 2026 para comparecer na sede da pasta, situada no bairro Adrianópolis, zona Centro-Sul da capital, para entrega de documentos e demais procedimentos admissionais.
As novas nomeações, de acordo com a secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, visam atender a necessidade do serviço e assegurar a qualidade da assistência na rede de Atenção Primária à Saúde (APS), com o provimento de vagas em vacância, que decorrem da exoneração de servidores já admitidos por meio do concurso vigente.
“Buscamos sempre fortalecer as ações de promoção da saúde e a assistência à população na rede municipal. Para isso, a Semsa atua de ofício para chamar o cadastro reserva e preencher essas vacâncias, e assim manter a capacidade de atender as demandas do serviço de saúde”, assinala a secretária.
Os decretos de nomeação, assinados pelo prefeito David Almeida, constam na edição do DOM de nº 6.218, de quinta-feira, 18/12. As publicações, entre outras referentes ao certame da Semsa, estão disponíveis em www.manaus.am.gov.br/semsa/principal/concursos-e-processos-seletivos.
O concurso público da saúde municipal ofertou um total de 2.001 vagas, distribuídas em três editais, para cargos diversos, do nível superior ao fundamental, incluindo médicos de várias especialidades, enfermeiros, farmacêuticos, administradores, contadores, condutores de ambulância, fiscais de saúde, entre outros. O total de aprovados nomeados no certame chega a 3.185, incluídas as novas nomeações.
“Desse total, já temos hoje 2.466 trabalhadores atuando nas unidades da secretaria, assistindo as comunidades e dando apoio nas ações da Atenção Primária”, aponta Shádia.
Procedimentos
Dentre os novos nomeados estão quatro profissionais médicos, aprovados por meio do Edital nº 001/2021 do concurso público da Semsa, dos quais dois ultrassonografistas, com regime de 20 horas de trabalho semanal; um cirurgião, de 20 horas; e um generalista, de 40 horas.
A lista inclui também quatro profissionais aprovados por meio do Edital nº 002/2021, dentre eles três assistentes em administração, sendo dois do regime de 40 horas e um de 30 horas; e um programador de computador, com regime de 40 horas.
Como primeira providência, os nomeados devem cadastrar os documentos exigidos para a posse em pssemsa.manaus.am.gov.br. A lista de itens consta no site e inclui documento oficial de identidade, título de eleitor, CPF, comprovante de residência, foto 3×4, atestado de sanidade física e mental, comprovante de imunização contra a Covid-19 com esquema vacinal completo, entre outros.
Após o procedimento on-line, os profissionais devem comparecer, munidos do documento oficial de identidade e do CPF, à sala de posse na sede da Semsa Manaus, situada no bairro Adrianópolis, com acesso pela avenida Maceió, nº 160.
O prazo para comparecimento dos nomeados vai até o dia 19 de janeiro de 2026. O atendimento aos profissionais, com orientações quanto ao processo admissional e à checagem de requisitos para posse, ocorre de segunda a sexta-feira, em dias úteis, das 8h às 12h.

