TCE-AM REALIZA VISITA TÉCNICA A ÁREAS DE IGARAPÉS EM MANAUS

Alinhada à diretriz de fortalecimento da pauta ambiental adotada pela gestão da conselheira-presidente Yara Amazônia Lins, que tem priorizado ações voltadas à sustentabilidade e à proteção dos recursos naturais, o Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), representado pelo conselheiro Júlio Pinheiro, realizou, nesta quinta-feira (18), visita técnica a duas áreas de igarapés em Manaus que estão passando por intervenções da Prefeitura, com ações voltadas à retirada de resíduos sólidos e à dragagem.

A atividade contou com a participação de auditores da Diretoria de Controle Externo Ambiental (Dicamb) e da Diretoria de Projetos Ambientais.

As visitas ocorreram na Alameda Alphaville, no bairro Novo Aleixo, e no igarapé do Bairro da Paz, onde estão sendo executados serviços de limpeza e desassoreamento com o objetivo de melhorar o escoamento da água, reduzir riscos ambientais e minimizar impactos à saúde pública.

Presidente do Comitê de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Instituto Rui Barbosa (IRB), o conselheiro Júlio Pinheiro destacou que a gestão dos resíduos sólidos é um dos principais desafios enfrentados pelas administrações públicas, ressaltando a necessidade de ações permanentes de educação ambiental e conscientização da população.

“Os igarapés de Manaus devem ser preservados. Trata-se de uma questão diretamente ligada ao saneamento básico e à saúde pública”, afirmou o conselheiro.

No âmbito do controle externo, o TCE-AM, por meio da Dicamb, tem intensificado a atuação ambiental em todo o estado, com a instauração de processos de representação nos 62 municípios do Amazonas, cobrando a efetiva aplicação da Política Nacional de Resíduos Sólidos e o cumprimento das normas ambientais vigentes.

Foto: Ana Cláudia Jatahy

Leia também

Leave a Comment