A Suframa realizou, nesta quarta-feira (21), visita à fábrica filial da Rubi Indústria de Velas da Amazônia Ltda, localizada na rua Rio Marau, no bairro do Lírio do Vale, zona Oeste de Manaus. A ação integra a agenda institucional da Autarquia de acompanhamento e estreitamento das relações com empresas instaladas no Polo Industrial de Manaus.
Essa foi a segunda visita da Suframa à Rubi. Em 10 de maio de 2024, a comitiva esteve na unidade matriz da empresa, no bairro Alvorada 2, zona Centro-Oeste. A Rubi é especializada na fabricação de velas de diversos tipos, e possui forte presença na Região Norte e no mercado nacional.
A equipe da Suframa foi recebida pelo diretor-presidente da empresa, Eraldo Guedes, pelo administrativo e financeiro, Adalto Eduardo, e pelo economista, Ailson Rezende, os quais apresentaram o histórico da filial e as recentes adequações produtivas. Inicialmente aprovada para a fabricação de sabão em pó, a unidade precisou descontinuar essa atividade por inviabilidade econômica, diante da concorrência com grandes multinacionais. Como alternativa para manter os empregos, a empresa diversificou a produção, passando pelo empacotamento de naftalina, fabricação de velas específicas (incluindo as de uso religioso) e, mais recentemente, pela implantação de uma linha de cera líquida.
De acordo com a direção da Rubi, a produção de cera líquida teve início há cerca de dois meses, e o projeto já foi aprovado pelo governo estadual e agora encontra-se em análise na Suframa. A iniciativa busca reduzir custos logísticos, aumentar a competitividade e ampliar a geração de empregos, com previsão de novas contratações.
A comitiva da Suframa foi integrada pelo superintendente Bosco Saraiva; pelo superintendente-adjunto de Projetos, Leopoldo Montenegro; pelo superintendente-adjunto de Desenvolvimento e Inovação Tecnológica, Waldenir Vieira; pelo superintendente-adjunto de Administração, Carlito Sobrinho; pelo auditor-chefe, Damon Castro; pelo administrador da Coordenação-Geral de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais, Adamilton Mourão; e pelo gerente de Projetos da Superintendência-Adjunta Executiva, Ozenas Maciel.
“Vimos aqui, na Rubi, um ótimo exemplo de criatividade adaptativa do setor produtivo. A diversificação das atividades e o aproveitamento da estrutura existente para manter empregos, aumentar a competitividade impacta no fortalecimento do ambiente produtivo da Zona Franca de Manaus como um todo”, afirmou Bosco Saraiva.
Informações: imprensa@suframa.gov.br