A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) inicia em 8 de setembro os testes de energização da Linha de Transmissão de 500 mil volts que ligará Roraima ao Sistema Integrado Nacional (SIN) por meio de Manaus. A ligação faz parte do chamado Linhão de Tucuruí, que perpassa os estados do Pará, Amapá, Amazonas e, logo mais, a própria Roraima.
Na última semana, a Aneel esteve na região norte para fiscalizar o estágio final de implantação da linha de 500 kV, além das subestações de Lechuca (AM), Equador e Boa Vista, as duas últimas localizadas em Roraima. A conclusão das obras permitirá a redução da dependência de combustíveis fósseis na região, como o diesel.
Durante a fiscalização, a equipe da ANEEL concentrou-se na inspeção das subestações e da linha de transmissão, com atenção especial aos aterramentos dos pés de torres, travessias e transposições, além das instalações destinadas ao atendimento das cargas dos serviços auxiliares em corrente contínua e alternada, incluindo a inspeção de um trecho de aproximadamente 120 km de linha construído dentro da Terra Indígena Waimiri Atroari.
Foi constatado que as obras estão em fase final, com os trabalhos de comissionamento avançando rapidamente para garantir a realização dos testes e a entrada em operação. A entrega do empreendimento representa um avanço significativo para a qualidade de vida da população de Roraima, reforça a segurança energética do estado e melhora a confiabilidade do sistema elétrico da região Norte
A CRÍTICA*