BUSCAS POR DESAPARECIDOS APÓS NAUFRÁGIO ENTRAM NO 6º DIA

As buscas pelos passageiros desaparecidos após o naufrágio da embarcação Lima de Abreu XV, na região do Encontro das Águas, em Manaus (AM), entraram, nesta quinta-feira (19/2), no sexto dia. Até o momento, são três mortes e cinco pessoas desaparecidas, além de 71 resgatadas sem ferimentos graves.

O naufrágio aconteceu na última sexta-feira (13/2) no encontro dos rios Negro e Solimões. A embarcação saiu da capital amazonense por volta das 12h30 e seguia para Nova Olinda do Norte. Até o momento, o dono da embarcação segue foragido após ter a prisão preventiva decretada pela Justiça do Amazonas.

Na terça-feira (17/2), ao longo do dia, equipes de força-tarefa percorreram aproximadamente 212 quilômetros, em uma área de busca estimada em 320 quilômetros quadrados. As buscas foram suspensas no início da noite por questões técnicas e de segurança e retomadas na manhã de quarta-feira (18/2).

São 69 militares, entre eles 20 mergulhadores, que estão atuando na operação, com apoio de 15 embarcações, um helicóptero, detector de metais e três sonares subaquáticos.

Os bombeiros informaram que o Grupamento de Bombeiros Marítimo (CBMar) de São Paulo enviou, também no sábado, uma equipe de mergulhadores e equipamentos para ajudar nas buscas pelas vítimas.

Equipes de Itacoatiara e Parintins também foram acionadas, já que há chances de as vítimas terem sido levadas para regiões mais distantes do local do acidente.

Terceiro corpo é encontrado e identificado
Na segunda-feira (16/2), o Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBAM) localizou, por volta das 13h, o corpo de uma pessoa durante as buscas pelas vítimas do naufrágio. A vítima foi identificada como Fernando Grandêz, de 39 anos.

Além de Fernando, uma criança, identificada como Samila de Souza, de 3 anos, e Lara Bianca, de 22, tiveram as mortes confirmadas. Por meio de nota, autoridades afirmaram que estão, no momento, em busca de cinco passageiros desaparecidos.

Ainda na terça-feira, objetos pessoais de um dos desaparecidos no naufrágio foram localizados por bombeiros militares. Os itens foram encontrados a cerca de 70 quilômetros do local do acidente, no rio Amazonas.

Dono de embarcação segue foragido
O comandante da embarcação, identificado como Pedro José da Silva Gama, de 43 anos, segue foragido. A prisão preventiva foi decretada pelo Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ-AM), no sábado (14/2).

Pedro José foi detido no início de sexta-feira (13) e solto após pagar fiança. No entanto, a Justiça do Amazonas decretou, no sábado, a prisão preventiva de José. Desde então, ele não se apresentou às autoridades e não foi localizado.

Circula nas redes sociais um vídeo em que uma passageira relata ter alertado o condutor da embarcação para diminuir a velocidade devido ao banzeiro (ondas turbulentas características da região). No registro, gravado enquanto ela estava à deriva, a mulher afirma: “Falei para ir devagar”.

A Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS) comunicou que está tomando as providências necessárias para cumprir a decisão judicial.

As causas do naufrágio ainda não foram divulgadas oficialmente.

A empresa responsável pela embarcação, Lima de Abreu Navegações, lamentou o ocorrido, afirmou que o barco estava regularizado, com os documentos em dia e que coopera com as investigações.

*Metrópoles

Leia também

Leave a Comment