As Carretas da Saúde e de Tomografia do Governo do Amazonas iniciam 2026 com atendimentos na Região Metropolitana de Manaus. Na capital, tem uma Carreta da Saúde atendendo na zona leste e, no interior, estão três unidades móveis, beneficiando a população de Manacapuru, Itacoatiara e, a partir desta segunda-feira (12/01), de Presidente Figueiredo.
Em Presidente Figueiredo (a 117 quilômetros de Manaus), a Carreta da Saúde chega com exames de mamografia e ultrassonografia. O atendimento será até o dia 30 de janeiro, na Praça da Juventude, localizada na Avenida Amazonino Mendes, bairro Galo da Serra II.
E as Carretas de Tomografia, conforme programação da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), estão atendendo como apoio em duas unidades hospitalares. Uma em Manacapuru (a 68 quilômetros de Manaus), no estacionamento do Hospital Geral do município, na rua Carolina Fernandes, 1019, bairro São José. A outra está em Itacoatiara (a 176 quilômetros de Manaus), no Hospital Regional José Mendes, na rua Acácio Leite, 2395, no bairro Iraci.
Outra Carreta da Saúde está em Manaus, no estacionamento do Shopping São José, na avenida Cosme Ferreira, 4605, bairro São José Operário, zona leste, atendendo desde 29 de dezembro, com exames de mamografia e ultrassonografia. Os atendimentos se estendem até o dia 30 de janeiro.
De acordo com a secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, a estratégia de levar os exames até a população amplia o acesso ao diagnóstico de doenças importantes. Além disso, incentiva a realização de exames como o de mamografia, que previne o câncer de mama. “Essa é uma estratégia do Governo do Amazonas para levar os serviços cada vez mais perto da população, ampliando o acesso e reduzindo o tempo de espera por exames essenciais, na capital e no interior”, destacou a secretária.
O funcionamento das Carretas é de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Na parte de ultrassonografia, são oferecidos: de abdômen total, de abdômen superior, de tireoide, do aparelho urinário, de próstata via abdominal, transvaginal e pélvica.
Os exames são destinados a pacientes adultos que já passaram por atendimento em Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e possuem encaminhamento emitido pelo Complexo Regulador do Amazonas. A exceção é para o exame de mamografia em mulheres acima de 40 anos, que não exige encaminhamento.
Balanço

Foto: Francisco Mourão e Evandro Seixas / SES-AM
Implantadas em 2023, as Carretas da Saúde contabilizam mais de 112 mil atendimentos em todo o estado. Somente em 2025, foram oferecidos mais de 75 mil exames. Além de atender bairros da capital, os serviços também contemplam o interior. As Carretas já passaram por Cacau Pirêra, Iranduba, Manacapuru, Novo Airão, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva, Itacoatiara, Parintins e Silves.