Os desafios e as perspectivas da Educação a Distância (EaD) na Amazônia Ocidental pós-marco regulatório são os temas centrais do II Encontro de EaD e do II Colóquio de Coordenadores dos Polos do Sistema da Universidade Aberta do Brasil da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (UAB/Capes) da Amazônia Ocidental. Os eventos acontecem, em formato híbrido, entre os dias 3 e 5 de dezembro, no auditório da Escola Superior de Ciências Sociais (ESO/UEA), localizada na avenida Leonardo Malcher, 1.146, Centro.
Com o objetivo de promover integração, troca de experiências e debates a partir das novas diretrizes do Marco Regulatório, Lei n.º 12.456/2025, a iniciativa é organizada pelo Núcleo de EaD (NEaD/UEA), em parceria com o Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB), com o apoio dos polos da Diretoria de EaD da Capes dos estados do Acre, Amazonas, Rondônia e Roraima.
As inscrições estão abertas até o dia 28 de novembro. Podem participar docentes, discentes, tutores e coordenadores de cursos na modalidade EaD, vinculados ou não ao Sistema DED/Capes. Os interessados devem preencher o formulário disponível em: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScqBzotQI8HVe7MaySkNBu4Qlzv-tq7FZE_tZIPzRuX-EHp-g/viewform?pli=1
A programação inclui palestras, painéis e espaços para relatos de experiência. Entre os temas a serem debatidos estão: o marco regulatório e as práticas de resistência e inovação; a governança e sustentabilidade da UAB na Amazônia Ocidental; desafios de gestão e financiamento pós-marco regulatório; e estratégias para uma educação inclusiva e territorializada.
