Um filhote de capivara foi resgatado após ser vendida a R$ 20 por homem em situação de rua em Manaus, na segunda-feira (18), pelo Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam). Duas aves pariris também foram resgatadas e uma delas não resistiu.
O casal Geizifran Carvalho e Raquel Vasconcelos relatou que adquiriu o filhote de capivara de um homem em situação de rua, na Avenida Efigênio Salles, Zona Centro-Sul da cidade, na quinta-feira (14).
“Na quinta-feira, um homem em condição de rua nos ofereceu a capivara pelo valor de R$ 20, e nós compramos com a intenção de acionar o resgate. Enquanto isso, a alimentamos com leite de caixa e banana”, relataram.
No bairro Coroado, o morador Francisco Assis relatou que encontrou um dos pariris no domingo (17), por volta das 21h30, quando voltava da igreja.
“Eu estava voltando da igreja quando vi algo na rua, me aproximei e vi que era um bichinho. O carro vinha bem na hora e quase o atropelou. Eu o afastei da rua principal, ele pulou, então eu o peguei e avisei a minha esposa para acionar vocês”, contou Assis.
Já o outro pariri, foi encontrado no bairro Lírio do Vale, Zona Oeste da cidade. Devido à gravidade dos ferimentos, o animal não resistiu e morreu durante o transporte ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
O diretor-presidente do Ipaam, Gustavo Picanço, reforçou a importância da colaboração da população em situações desse tipo.
“A participação cidadã é fundamental para o sucesso dessas ações. Ao encontrar um animal silvestre ferido ou fora de seu habitat, o ideal é não tentar manter o animal em casa, mas acionar imediatamente os órgãos ambientais competentes, que possuem equipe preparada para o atendimento adequado”, destacou o gestor.
Os estagiários João Gonzaga e Diana Chagas, que participaram da operação, ressaltaram que os animais foram encaminhados para avaliação veterinária e reabilitação no Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Ibama. Após a recuperação, deverão ser devolvidos ao seu habitat natural.
G1*