HUGV-UFAM BENEFICIA 20 PACIENTES COM MUTIRÃO DE CIRURGIAS DERMATOLÓGICAS

 

Manaus (AM) – O Hospital Universitário Getúlio Vargas, da Universidade Federal do Amazonas (HUGV-Ufam), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), realizou um mutirão de cirurgias dermatológicas, recebendo 20 pacientes que haviam sido triados no ambulatório Araújo Lima. As atividades foram desenvolvidas simultaneamente em quatro salas do Centro Cirúrgico de Pequenas Cirurgias, no período das 7 às 19 horas.

A ação ocorreu na última sexta-feira, 17. De acordo com a chefe da Unidade de Clínica Médica, Cristina Carvalho Oliveira, que coordenou a ação, os 20 pacientes submetidos a cirurgias dermatológicas estavam na fila de espera do Sistema de Regulação (Sisreg). Na triagem que foi realizada em setembro, passaram por avaliação clínica, classificação de casos conforme o tipo e complexidade do procedimento, orientação pré-operatória e foram encaminhados para o mutirão.

Segundo ela, para os pacientes trata-se de uma sexta-feira rotineira na unidade, mas para a equipe foi uma atividade diferente devido à concentração de procedimentos durante todo o dia. “Os pacientes terminam o procedimento, são observados por cerca de meia hora, recebem o lanche por causa do jejum e normalmente são liberados logo depois, sem internação”, disse.

Para o mutirão, foram mobilizadas duas enfermeiras, seis técnicos de Enfermagem, um assistente administrativo, duas médicas dermatologistas e seis residentes em Dermatologia, além da equipe de apoio e operacional. Foram realizados procedimentos de eletrocoagulação de lesão cutânea, exérese de tumor de pele e anexos, cisto sebáceo e lipoma, biópsia ou punção de tumor superficial de pele.

Cristina Oliveira explicou que o objetivo do mutirão foi de reduzir as filas de espera por procedimentos dermatológicos, oferecendo atendimento especializado para pacientes regulados pelo Sisreg. “São pequenas cirurgias classificadas de pequeno, médio e grande porte, de acordo com dados como a complexidade técnica, tamanho da lesão, área corporal envolvida e tempo de duração da cirurgia”, ensinou a especialista.

Os organizadores da ação consideram que, além da redução da fila de espera, o mutirão contribui para fortalecer a integração entre as equipes do ambulatório, do centro cirúrgico e dos setores de apoio: “A ação visa a garantir um atendimento resolutivo, humanizado e eficiente, promovendo a qualidade de vida e acesso digno à saúde dermatológica para usuários do Sistema Único de Saúde”, detalha Cristina Oliveira no projeto apresentado para a atividade.

Sobre a Ebserh
O HUGV-Ufam faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

Leia também

Leave a Comment