O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) alertou que todos os lava-rápidos do Estado precisam de licenciamento ambiental para funcionar legalmente. A exigência vale para atividades consideradas potencialmente poluidoras e tem como objetivo evitar o descarte irregular de produtos químicos e resíduos na rede de drenagem ou no solo.
De acordo com o diretor-presidente do órgão, Gustavo Picanço, o licenciamento garante o funcionamento correto do serviço e demonstra responsabilidade com a comunidade. Já o técnico ambiental Igor Barroso destaca que os estabelecimentos precisam possuir sistema de tratamento de efluentes, já que utilizam produtos químicos na lavagem de veículos.
As licenças têm validade de 1 a 5 anos, dependendo da análise técnica. Os interessados podem solicitar o licenciamento no site do Ipaam (www.ipaam.am.gov.br), na seção “Solicitação de Licença Ambiental” – item Serviços de Lavagem de Veículos.
Empresas que operarem sem a autorização estão sujeitas a multas e embargos, além de responder por danos ambientais. Denúncias podem ser feitas pelo WhatsApp da Gerência de Fiscalização Ambiental: (92) 98557-9454.