OPERAÇÃO DO ICMBIO RESGATA 200 TARTARUGAS-DA-AMAZÔNIA DE TRÁFICO ILEGAL

Na noite deste domingo (3), mais de 200 tartarugas-da-Amazônia foram apreendidas durante uma operação de fiscalização ambiental realizada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) de Novo Airão, no Parque Nacional de Anavilhanas.

Os animais, provenientes do Parque Nacional do Jaú, estavam sendo transportados ilegalmente para fins de comercialização em Novo Airão e Manaus. A equipe de fiscalização utilizava uma embarcação oficial equipada para patrulha fluvial em áreas protegidas, o que permitiu a identificação e apreensão rápida dos infratores em plena navegação.

Segundo o fiscal do ICMbio e chefe do escritório de Novo Airao Hueliton Ferreira, a apreensão aconteceu durante uma fiscalização de rotina.

” Nós abordamos uma canoa grande, cerca de 8 metros, trazendo mais de 200 tartarugas da Amazônia. A embarcação e o motor foram apreendidos e o responsável autuado”, disse.

A multa aplicada ultrapassou R$ 200 mil. As tartarugas foram soltas em locais seguros, dentro de seu habitat natural, afastadas da interferência humana.

“As fiscalizações de rotina têm mostrado resultados expressivos na proteção da biodiversidade, além de serem fundamentais para coibir práticas ilegais dentro das unidades de conservação”, destacou Hueliton Ferreira

A ação reforça o compromisso do ICMBio com a preservação da fauna amazônica e evidencia a importância do monitoramento permanente nos parques nacionais da região.

 

 

A CRÍTICA*

Leia também

Leave a Comment