O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), por meio da equipe de Fiscalização, registrou 117 casos de alcoolemia entre os dias 2 e 4 de maio. A ação foi uma continuidade da Operação Feriado do Trabalhador, realizada em conjunto com a Polícia Militar do Amazonas (PMAM), com duas prisões efetuadas na capital e uma no município de Parintins (distante 369 quilômetros de Manaus), por embriaguez ao volante durante as blitze da Lei Seca. No total, foram contabilizadas 1.995 autuações.
Na capital, as duas infrações que resultaram em prisão apresentavam teor alcoólico de 0,64 miligramas por litro (mg/l) e 0,94 mg/l, registradas na alameda Alphaville, no bairro Novo Aleixo e na feira da Nova Cidade, localizada na avenida Margarita, bairro Nova Cidade, ambas localizadas na zona norte da cidade.
A terceira prisão aconteceu em Parintins, na noite de domingo (04/05), na praça São Benedito, bairro São Benedito, quando o motorista testou positivo no bafômetro com teor alcoólico de 1,15 mg/l.
Em 72h, as equipes de fiscalização constataram 1.975 irregularidades que comprometiam a segurança viária na capital e 20 em Parintins. As principais irregularidades foram a falta de uso de capacete de segurança (142), alcoolemia (117), dirigir veículo sem ter CNH (93), permitir condução do veículo a pessoa sem ter CNH (51), transitar com o veículo com lotação excedente (34), veículo em mau estado de conservação (23), passageiro sem cinto segurança (22), executar retorno por cima de canteiro (26), e veículo sem placa de identificação (13).
De acordo com o coordenador da Fiscalização de Trânsito do Detran-AM, Arthur Cruz, os dados registrados durante a operação mostram a importância de os condutores terem maior consciência de sua responsabilidade para a segurança no trânsito.
“A fiscalização de trânsito está nas ruas para garantir a segurança viária, fazendo cumprir a legislação de trânsito e conscientizar os condutores. Porém, o trabalho é em conjunto com a sociedade. É importante que os motoristas tenham consciência de que infrações como dirigir sob efeito de álcool podem custar vidas. Ao assumir o volante, é necessário que cada um lembre de suas responsabilidades para um trânsito seguro e sem vítimas fatais”, destaca Arthur Cruz.
Fonte: Detran-Am
Foto: Divulgação