PF DEFLAGRA NOVA FASE DA ‘OPERAÇÃO SEM DESCONTO’ CONTRA FRAUDES NO INSS

A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (9) uma nova etapa da Operação Sem Desconto, que apura um esquema nacional de descontos associativos indevidos aplicados em aposentadorias e pensões do INSS. A ação ocorre com apoio da Controladoria-Geral da União (CGU) e cumpre 66 mandados de busca e apreensão em oito estados e no Distrito Federal.

De acordo com a PF, a nova fase tem como objetivo aprofundar as investigações e esclarecer a prática de crimes como inserção de dados falsos em sistemas públicos, formação de organização criminosa e ocultação patrimonial. Os mandados foram expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e atingem alvos em São Paulo, Amazonas, Bahia, entre outros estados.

As investigações apontam que entidades investigadas teriam descontado indevidamente cerca de R$ 6,3 bilhões de aposentados e pensionistas entre 2019 e 2024. A irregularidade envolvia mensalidades de associações incluídas sem autorização dos beneficiários, afetando diretamente seus rendimentos mensais. Seis servidores públicos já haviam sido afastados em fases anteriores da operação.

O caso também motivou a abertura de uma Comissão Parlamentar Mista de Investigação (CPMI) no Congresso Nacional. Segundo a PF, o grupo investigado se aproveitava da fragilidade do sistema de gestão do INSS para aplicar os descontos de forma irregular. As ações continuam em andamento e novas fases da operação não estão descartadas.

Leia também

Leave a Comment