“Estamos realizando um esforço conjunto para atualizar legislações municipais que, em muitos casos, não passavam por revisão há mais de 30 anos. Hoje, com 18 leis orgânicas e 16 regimentos em andamento, garantimos suporte técnico para que os vereadores trabalhem com normas atualizadas, claras e alinhadas às exigências legais. Este é um trabalho de todos os 24 deputados e nosso compromisso é alcançar o maior número possível dos 61 municípios do interior, fortalecendo o Legislativo em todo o Amazonas”, afirmou o deputado-presidente.
O diretor do CCOTI, Vanderlei Alvino, destacou que a determinação do presidente Roberto Cidade é aproximar a Aleam das Câmaras e oferecer apoio estruturado ao processo de revisão.
“Estamos ampliando a atuação do CCOTI e levando assistência técnica às Câmaras Municipais, muitas delas ainda com legislações da década de 1990. Já concluímos 25 leis orgânicas e 18 regimentos nos últimos anos. A atualização desses documentos permite que os vereadores modernizem políticas públicas, fortaleçam o trabalho legislativo e atendam melhor a população”, disse.
Ele acrescentou que o CCOTI ampliou o atendimento com o módulo CCOTI Itinerante, que já passou por Ipixuna e terá sua próxima edição em Tabatinga, em janeiro, atendendo toda a região do Alto Solimões.
Os presidentes das Câmaras Municipais de Urucurituba, Envira, Pauini e Boa Vista do Ramos também destacaram a importância da parceria da Assembleia.
O presidente da Câmara de Urucurituba, vereador Cláudio Lima (UB), ressaltou que a Lei Orgânica do município está sem atualização há mais de três décadas e que a revisão corrige distorções e assegura segurança jurídica para o Legislativo. “É uma oportunidade essencial para modernizar nossa legislação e permitir que o município avance”, disse.
De acordo com o presidente da Câmara de Envira, vereador Abraão Cláudio (Republicanos), o trabalho com o CCOTI já está em estágio avançado e a expectativa é receber a nova Lei Orgânica atualizada até fevereiro
“A modernização da Lei Orgânica vai trazer benefícios diretos à população e ao funcionamento da Câmara”, completou.
