PROJETO BREAKING RIOS E RUAS ENCERRA OFICINAS COM APRESENTAÇÃO FINAL NA COMUNIDADE BOM SOCORRO DO ZÉ AÇÚ

O projeto Breaking Rios e Ruas, proposto pela artista e oficineira Monique Porto, encerrou neste fim de semana a fase de oficinas e ensaios na comunidade Bom Socorro do Zé Açú, zona rural de Parintins, com a participação de crianças e adolescentes.

Durante os meses de julho, agosto e início de setembro, a iniciativa ofereceu oficinas de teoria e prática de breaking, elemento da cultura hip hop recentemente reconhecida como patrimônio cultural brasileiro.

O encerramento oficial do projeto acontece no sábado (13/09), com um evento aberto à comunidade, no qual os participantes irão mostrar o resultado do aprendizado em apresentações de dança.

Além das crianças, o evento contará com a presença da Caravana Breaking Rios e Ruas, formada por artistas do movimento hip hop de Parintins, que também levarão performances individuais e coletivas para o público local.

“Ver a empolgação dos jovens, que já demonstram vontade de formar seu próprio grupo de dança, é uma das maiores recompensas desse trabalho. O hip hop transforma vidas quando chega de forma acessível e profissional”, destacou a proponente Monique Porto.

O produtor cultural Marcos Moura reforçou a importância da iniciativa. “Este projeto é uma semente plantada no coração da comunidade, que seguirá florescendo mesmo após seu término. Ele interioriza o hip hop e fortalece a cultura em territórios onde o acesso ainda é limitado”, enfatizou.

O projeto foi realizado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, em parceria com o Governo do Amazonas, Ministério da Cultura e Governo Federal, com apoio da Escola Municipal Minervina Ferreira, Pito Silva, Instituto Cultural Ajuri e do Ponto de Cultura Tamo Juntas/deLASpicotas.

Leia também

Leave a Comment