Com as ações da campanha “Dezembro Vermelho”, que tem como objetivo a prevenção e o controle do HIV/Aids, a Prefeitura de Manaus destaca a importância da Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PrEP) e a oferta do serviço na rede de Atenção Primária à Saúde (APS).
A PrEP é ofertada atualmente em 15 unidades da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), e consiste no uso diário de medicamento antirretroviral como forma de preparar o organismo para enfrentar o HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana) no caso de contato com o vírus, prevenindo a infecção.
A gerente de Vigilância Epidemiológica da Semsa, Viviana Cláudia Almeida, informa que a Semsa vem ampliando a oferta da PrEP desde 2021, quando o serviço começou a ser ofertado em uma unidade de saúde da rede municipal, facilitando o acesso da população à profilaxia, que representa uma estratégia a mais na prevenção ao HIV/Aids.
“Em 2021, o número de usuários em toda a rede de saúde de Manaus era de 936 pessoas, que tiveram dispensação de PrEP, sendo 55% somente na Atenção Primária à Saúde. Já neste ano, esse número subiu para 3.216 pessoas que tiveram dispensação de PrEP, com 75% somente na APS”, destaca Viviana Almeida.
De acordo com a gerente, a PrEP pode ser disponibilizada para todas as pessoas acima de 15 anos, com peso maior que 35 kg e que possuam vida sexual ativa. Para acessar o serviço é necessário apenas procurar uma das 15 unidades de saúde com a oferta da PrEP, quando o paciente receberá as informações e orientações necessárias.
O paciente deve inicialmente realizar o teste rápido para o HIV. Em caso de confirmar a infecção, é feito o encaminhamento para o tratamento. O usuário com resultado negativo no teste rápido recebe prescrição para PrEP, além de encaminhamento para exames de controle e agendamento para consultas de acompanhamento.
‘Dezembro Vermelho’
As ações do “Dezembro Vermelho” continuam nas unidades de saúde com a intensificação da oferta de serviços de educação em saúde, prevenção e controle do HIV/Aids, incluindo distribuição de preservativos, autotestes e material informativo; e da oferta do teste rápido para HIV em 193 Unidades de Saúde.
A Semsa ainda mantém a oferta em 11 unidades de saúde da Profilaxia Pós-Exposição (PEP), medida de prevenção de urgência, com uso de medicamento, para reduzir o risco de infecção pelo HIV no caso de uma possível exposição ao vírus durante a relação sexual.
“A PEP, disponível nessas 11 unidades de saúde, deve ser usada apenas em situações emergenciais, como por exemplo quando ocorre o rompimento do preservativo durante a relação sexual, e também em caso de profissionais de saúde que tiveram acidentes com materiais perfurocortantes”, explica Viviana Almeida.
A lista das Unidades de Saúde com oferta da PrEP pode ser acessada no site da Semsa Manaus https://www.manaus.am.gov.br/semsa/prevencao-ao-hiv-ist-e-hepatites/).
O HIV tem transmissão por relações sexuais sem uso de preservativo, podendo ser transmitido da gestante para o bebê na gestação, parto ou amamentação. O vírus ataca o sistema imunológico e sem tratamento pode evoluir para a Aids, que é o estágio avançado da infecção.
Também pode ser transmitido pelo compartilhamento de seringas e agulhas contaminadas ou outros objetos perfurocortantes, e pela transfusão de sangue contaminado.
Do total de 1.298 casos novos de HIV em adultos registrados este ano em Manaus, 66,79% (867) foram notificados entre pessoas com idade de 20 a 39 anos, com 75,4% dos casos entre a população masculina. Também houve a notificação de 445 casos novos de Aids e 183 óbitos pela doença.
Em 2024, Manaus registrou 1.756 casos novos de HIV em adultos, 546 casos novos de Aids e 244 óbitos.

