O Ministério Público Estadual do Amazonas denunciou na quinta-feira (4) 17 pessoas que organizaram e promoveram um evento automobilístico não autorizado pelo Poder Público, denominado “Rolezinho de Moto”.
A denúncia foi assinada pelo promotor da 95ª Promotoria de Justiça, Rogério Marques, conforme o que foi apurado em inquérito policial. Os nomes dos denunciados foram mantidos em sigilo devido o processo ainda estar sob segredo de Justiça.
De acordo com a denúncia, no dia 28 de outubro de 2023, durante a noite, na rua Padre Mário, Bairro Colônia Antônio Aleixo, um grupo organizou e promoveu um evento automobilístico não autorizado pelo Poder Público, denominado “Rolezinho de Moto”.
O evento reuniu centenas de motocicletas pelas ruas de Manaus, cujos condutores realizavam manobras perigosas, como empinar a roda dianteira do veículo, trafegar na contramão, bloquear o fluxo dos demais veículos pelas vias públicas e realizar ultrapassagens ameaçando outros motoristas, além de perturbarem o sossego alheio.
Nessa ocasião, Luiz da Silva Deodato foi atropelado por uma das motocicletas envolvidas no evento, o que lhe causou diversas fraturas em suas pernas, além de perder parte da orelha e sofrer dezenas de escoriações pelo corpo. Como resultado dessas lesões, a vítima precisou ser internada no Hospital João Lúcio por 18 dias, sendo que atualmente necessita de cadeira de rodas para se locomover.
Ainda de acordo com a denúncia, no dia 2 de novembro de 2023, durante a madrugada, na rotatória da Avenida Francisca Mendes, bairro Cidade, Zona Norte, o grupo organizou e promoveu mais uma edição do evento.
Houve informações que um homem e uma mulher, envolvidos no evento, teriam sofrido lesões ao caírem das motocicletas, enquanto uma mulher teria sido atropelada e também sofrido lesões. A polícia não identificou as pessoas que tiveram suas integridades físicas ofendidas durante o evento.
Já no dia 14 de dezembro do mesmo ano, durante a madrugada, na Alameda Cosme Ferreira, próximo ao Hospital João Lúcio, os denunciados divulgaram, mais um evento denominado “Rolezinho de Moto”, no qual se reuniram dezenas de motocicletas para, uma vez mais, seus condutores se exibirem realizando manobras perigosas, ocasião foram impedidos por uma equipe de fiscalização do DETRAN-AM, que com apoio da Policia Militar, apreendeu muitas motocicletas usadas no evento.
A CRÍTICA*
