O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta quinta-feira (11) estar surpreso com a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que condenou o ex-presidente Jair Bolsonaro por envolvimento em um plano de golpe de Estado.
“Eu assisti ao julgamento. Conheço Bolsonaro muito bem. Sempre considerei que ele foi um bom presidente para o Brasil. Fiquei realmente surpreso com esse resultado. É parecido com o que tentaram fazer comigo, mas não tiveram sucesso”, declarou o líder americano.
Trump também disse estar “muito descontente” com a condenação e fez elogios pessoais a Bolsonaro: “Sempre o vi como alguém muito direto, um homem excepcional. Acho que isso é algo terrível, muito ruim para o Brasil”, completou.
Não é a primeira vez que Trump se posiciona contra o julgamento. Antes mesmo da decisão, ele já havia classificado o processo como “caça às bruxas”, além de ter endurecido o tom contra o Brasil, impondo tarifas comerciais e sanções ao ministro Alexandre de Moraes, relator do caso no STF.
Bolsonaro foi declarado culpado por cinco crimes: tentativa de golpe de Estado, organização criminosa armada, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, dano ao patrimônio da União e deterioração de patrimônio tombado.
O secretário de Estado americano, Marco Rubio, também criticou a decisão, chamando as medidas contra Bolsonaro de “perseguições políticas” lideradas por Moraes. Ele afirmou ainda que os Estados Unidos irão responder “à altura” diante do que considera uma “caça às bruxas”.