A Universidade do Estado do Amazonas (UEA), por meio do Centro de Estudos Superiores de Itacoatiara (Cesit), em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e a Embaixada da França no Brasil, assume papel central na mobilização em torno da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30). A iniciativa integra o projeto Caravana Iaraçu, uma travessia fluvial que partiu de Manaus em no dia 27 de outubro e percorrerá 9 municípios até chegar a Belém, onde será realizada a conferência.
Em uma navegação por diferentes ecossistemas, contextos culturais e experiências locais de adaptação climática, a Iaraçu destaca o protagonismo amazônico na agenda internacional da sustentabilidade. O percurso inclui as cidades de Manaus, Itacoatiara, Parintins, Óbidos, Santarém, Monte Alegre, Almeirim, Gurupá, Breves e Belém, com o trajeto de retorno previsto para 14 de novembro.
A iniciativa busca agir pela ciência e mobiliza a investigação e a diplomacia científica para reforçar a adaptação às mudanças climáticas; ouvir os territórios; valorizar os conhecimentos e as vozes das comunidades amazônicas; valorizar as iniciativas de transição ecológica e resiliência; e criar pontes entre ciência, sociedade e tomadores de decisão, desde as margens dos rios amazônicos até os espaços de debate da COP30.
Mais informações sobre a Caravana Iaraçu estão disponíveis em: https://pt.ird.fr/iaracu-diario-de-bordo.


