Com uma programação especial focada na biodiversidade amazônica e preservação da natureza, a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), por meio do Centro de Estudos Superiores de Itacoatiara (Cesit), recebeu mais de 100 crianças e adolescentes atendidos pelo Centro de Referência de Assistência Social II (Cras) para uma imersão ambiental. A ação foi realizada nos dias 27 de novembro e 3 de dezembro.
Conduzida pelos bolsistas do Herbário do Cesit (Herbit), o grupo de adolescentes participou de uma caminhada guiada pela trilha ecológica da unidade acadêmica. Na oportunidade, foram apresentados aspectos da fauna, flora e ecossistemas locais, proporcionando aos jovens uma experiência educativa.
Durante o percurso, os visitantes, também, puderam observar espécies nativas, compreender relações ecológicas e refletir sobre a importância da conservação ambiental.

As crianças fizeram um passeio ecológico, percorreram trilha, exploraram elementos naturais da região e visitaram o Museu de Solos da Amazônia, espaço dedicado ao conhecimento dos diferentes tipos de solos. A visita despertou curiosidade e admiração, permitindo vivenciar na prática conteúdos, constantemente, abordados em sala de aula.
As atividades reforçam a importância de ações de extensão que aproximam a universidade da comunidade. O contato direto com a natureza e com os espaços científicos do Cesit permitiram que crianças e adolescentes desenvolvessem novas percepções sobre o meio ambiente, consciência ecológica e ampliação do repertório de conhecimento, por meio de vivências reais.
