A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) abriu 306 vagas para o AprovENS 2026, curso pré-vestibular presencial oficial da instituição. As inscrições e matrículas já estão abertas e seguem até 16 de janeiro de 2026, com início das aulas marcado para 31 de janeiro, sempre aos sábados, das 8h às 17h.
Em seu terceiro ano de realização, o AprovENS consolida-se como uma das principais opções de preparação para candidatos que desejam ingressar na UEA por meio do Vestibular tradicional ou do Sistema de Ingresso Seriado (SIS). O curso é voltado, especialmente, a estudantes e trabalhadores que têm disponibilidade aos sábados.
O programa é autofinanciado e conta com mensalidade de R$ 239,00, mantendo a proposta de ampliar o acesso à preparação de qualidade para o ensino superior público.
Distribuição das vagas e inclusão
Para o ciclo de 2026, as vagas estão distribuídas entre os níveis SIS 1, SIS 2, SIS 3 Plus — novidade desta edição — e Macro. Conforme o Edital n.º 23/2025 – PROEX/UEA, 20% das vagas são reservadas a Pessoas com Deficiência (PcDs) e 10% a candidatos indígenas. Caso não sejam totalmente preenchidas, as vagas reservadas serão destinadas ao público geral.
Diferenciais do curso
Entre os principais diferenciais do AprovENS estão as aulas realizadas dentro da própria universidade, com professores qualificados, material didático exclusivo e acompanhamento psicopedagógico contínuo. Os estudantes também terão acesso a um Laboratório de Redação, com feedback individualizado, além da participação em três simulados presenciais, aplicados na Escola Normal Superior da UEA.
O curso oferece ainda orientação psicoeducacional, acesso ao Restaurante Universitário (RU) e estacionamento gratuito, ampliando o suporte aos alunos durante a preparação.
Local e inscrições
As atividades do AprovENS 2026 ocorrerão na Escola Normal Superior da UEA, localizada na Avenida Djalma Batista, nº 2.470, bairro Chapada, em Manaus.
As inscrições e matrículas devem ser feitas exclusivamente pelo site da Fundação de Apoio e Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Amazonas (Fadect):
AM POST*
