Um grupo de visitantes foi feito refém durante um assalto na noite de domingo (18), dentro das dependências do Museu da Amazônia (Musa), localizado na avenida Margarita, no bairro Cidade de Deus, zona norte de Manaus. Entre as vítimas estavam turistas que visitavam a capital amazonense.
Segundo informações preliminares, o grupo participava de um passeio que incluía a observação do pôr do sol na torre do museu. No momento em que retornavam da estrutura, os visitantes foram surpreendidos por criminosos armados.
As vítimas foram rendidas e levadas para os banheiros masculino e feminino do local. Ainda conforme relatos, os suspeitos utilizaram lacres plásticos para imobilizar os braços dos visitantes durante a ação.
Celulares, dinheiro, documentos e cartões de crédito foram levados pelos criminosos. Antes de fugir, eles ameaçaram o grupo e ordenaram que todos contassem até um determinado número para só então deixarem o local.
Por meio de nota, o Museu da Amazônia informou que os órgãos de segurança pública foram acionados imediatamente e que o caso segue sob investigação. O museu também destacou que conta com vigilância 24 horas e monitoramento constante durante o período de visitação.