Em cerimônia realizada no dia 6 de novembro, a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) certificou 38 novos especialistas em MBA em Gestão Financeira e Contábil no Setor Público, pós-graduação da Escola Superior de Ciências Sociais (ESO/UEA). O momento, ocorrido na Escola Superior de Tecnologia (EST) da UEA, entrega profissionais capazes de lidar com as crescentes demandas da gestão pública, especialmente ao uso responsável dos recursos e à produção de informações confiáveis para tomada de decisão. A especialização, pensada em 2023, possui um diferencial em abordar a contabilidade pública de…
leia mais...Dia: 17 de novembro de 2025
PROJETO DE ROBERTO CIDADE FORTALECE COMBATE A CRIMES VIRTUAIS NO AMAZONAS
Tramita nas Comissões Técnicas da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), o Projeto de Lei nº 342/2025, de autoria do presidente da Casa, deputado Roberto Cidade (União Brasil), que reforça o marco legal de enfrentamento aos crimes cibernéticos no Estado. A matéria vai estabelecer a obrigatoriedade de notificação imediata às autoridades policiais por parte de empresas e plataformas que identifiquem ou recebam denúncias sobre golpes, perfis falsos e demais fraudes digitais. Dados da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) apontam que, de janeiro a outubro de 2025, o Amazonas registrou…
leia mais...GOVERNO DO AMAZONAS SUPERA 244 MIL ATENDIMENTOS E ACELERA EXPANSÃO DO PELCI EM TODO O ESTADO
Com ações ampliadas e novos investimentos, programa avança na formação de talentos e na oferta de oportunidades para crianças e jovens O Programa Esporte e Lazer na Capital e Interior (Pelci) segue consolidado como uma das ações mais estruturadas do Governo do Amazonas, nesse segmento. Em 2025, o programa ultrapassou 244 mil atendimentos apenas nos primeiros oito meses do ano, ampliando sua atuação para 32 núcleos em Manaus e cinco polos no interior. Além disso, incorporando novas modalidades, entre elas o kart, que passou a integrar a política pública como…
leia mais...CNU 2025: 46,06% DOS APROVADOS PARA 2ª FASE CONCORREM POR COTAS
Entre os 42.499 candidatos aprovados para a segunda fase do Concurso Público Nacional Unificado (CNU), 46,06% concorrem às vagas reservadas a pessoas negras, indígenas, quilombolas e com deficiência (PCD). O percentual corresponde a 19.577 candidatos, em números absolutos. Os resultados da primeira etapa do CNU 2025 foram divulgados na última semana pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos e pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), banca examinadora do certame. Entre os classificados para fazer a prova discursiva do CNU, em 7 de dezembro: 14.651 são candidatos que se enquadram nas cotas para…
leia mais...COP30: MARCHA GLOBAL INDÍGENA EM BELÉM COBRA DEMARCAÇÃO DE TERRITÓRIOS
Na concentração para o protesto, cantos ancestrais e rituais que remetiam a séculos de história. Povos originários de todos os continentes invocaram o apoio de parentes do passado para somar forças na Marcha Global dos Povos Indígenas, que percorreu as ruas de Belém nesta segunda-feira (17). A capital do Pará é a sede da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30). Os organizadores não divulgaram uma estimativa de quantas pessoas participaram do ato. A percepção de quem estava lá era de que havia milhares de manifestantes. Milhares de pessoas…
leia mais...MOTTA MANTÉM VOTAÇÃO DO PL ANTIFACÇÃO MESMO COM CRÍTICAS DO GOVERNO
Mesmo com críticas do governo federal, o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), manteve a votação do substitutivo do projeto de lei (PL) Antifacção para esta terça-feira (18). “O projeto aumenta as penas para integrantes de facções e dificulta o retorno às ruas, também cria e integra os Bancos Nacional e Estaduais de Dados sobre as Organizações Criminosas. Vamos em frente com responsabilidade e a urgência que o tema requer”, afirmou Motta, nesta segunda-feira (17), em rede social. Existe a expectativa de o relator, deputado federal Guilherme Derrite (PP-SP), apresentar um…
leia mais...CHUVAS E VENTOS FORTES VOLTAM A CAUSAR ESTRAGOS EM CIDADES DO RS
As chuvas e os ventos fortes voltaram a causar prejuízos e transtornos para os moradores de algumas cidades do Rio Grande do Sul, neste domingo (16). Na capital, Porto Alegre, o Centro de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil municipal registrou rajadas de vento que chegaram a 97,8 quilômetros/hora (km/h), destelhando imóveis e causando a quede de árvores e galhos. Apesar dos alertas das Defesas Civis estadual e municipal, a virada do tempo surpreendeu os porto-alegrenses, já que, no meio da tarde de ontem, os termômetros da capital gaúcha registravam temperaturas…
leia mais...STJ ADIA PRAZO PARA REGULAMENTAÇÃO DO PLANTIO DE CANNABIS MEDICINAL
Por unanimidade, a Primeira Seção do Superior Tribunal de Justiça (STJ) adiou mais uma vez, até 31 de março do ano que vem, o prazo para que a União e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) regulamentem a importação de sementes e o plantio de cannabis para fins medicinais e científicos no país. Os ministros atenderam a pedido da Advocacia-Geral da União (AGU), que no último dia do prazo mais recente, em 30 de setembro, pediu ao STJ um novo adiamento. O prazo original previa que a regulamentação deveria ter sido concluída em…
leia mais...PETROBRAS DESCOBRE MAIS RESERVATÓRIO DE PETRÓLEO NA BACIA DE CAMPOS
A Petrobras descobriu um reservatório de petróleo na Bacia de Campos, litoral do Rio de Janeiro. As primeiras avaliações da companhia apontam que o petróleo encontrado é de “excelente qualidade”. O anúncio da descoberta foi feito nesta segunda-feira (17), por meio de um comunicado a investidores. O poço exploratório 4-BRSA-1403D-RJS fica em área de pós-sal no bloco Sudoeste de Tartaruga Verde, localizado a 108 quilômetros da costa na cidade de Campos dos Goitacazes, em profundidade d’água de 734 metros. Petroleira classifica óleo como de “excelente qualidade” – Petrobras/Divulgação “A perfuração desse…
leia mais...ENEM 2025: PEDIDO DE REAPLICAÇÃO DE PROVAS COMEÇA NESTA SEGUNDA
Os participantes que perderam a aplicação de um ou dois dias de provas do Enem afetados por problemas logísticos, desastres naturais ou doenças infectocontagiosas poderão solicitar a reaplicação do exame a partir desta segunda-feira (17) até as 12h da próxima sexta-feira (21), no horário de Brasília. “Todos os que se sentirem prejudicados, por exemplo, pela falta de energia e fatores externos às escolas, terão direito à reaplicação nos dias 16 e 17 de dezembro.” O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) avisa que haverá apenas uma reaplicação do…
leia mais...