Entre os dias 21 e 30 de julho, o Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) registrou aproximadamente 53 focos de incêndio em Manaus. Os dados são do Centro de Operações Bombeiro Militar (Cobom).
De acordo com o Cobom, os incêndios ocorreram em diversos bairros da capital, com maior incidência em áreas de vegetação urbana e lixeiras clandestinas.

Os bairros com maior número de ocorrências foram Novo Aleixo, Nova Cidade, Nova Esperança, Distrito Federal e Tarumã.
Na terça-feira (29), os bombeiros atenderam 12 focos de incêndio. Já na quarta-feira (30), foram registradas 10 novas ocorrências, totalizando 24 atendimentos somente no período da tarde. A média diária de chamados no período foi superior a cinco atendimentos por dia.
Bombeiros fazem alerta à população
O Corpo de Bombeiros reforça o alerta à população manauara para evitar queimadas em áreas de mata e descarte irregular de lixo, principalmente durante o período de forte calor e estiagem.
O comandante-geral do CBMAM, coronel Orleilso Muniz, destacou a gravidade da situação:
“Estamos entrando no período mais intenso da estiagem. Nos últimos dez dias, foram mais de 50 ocorrências de fogo em vegetação só em Manaus. Em um único dia, atendemos 12 casos relacionados a incêndios em áreas verdes. É fundamental que as pessoas não ateiem fogo em terrenos baldios. Se for descartar lixo, coloque-o para a coleta pública, de forma correta”, orientou.

Como acionar o Corpo de Bombeiros
Em caso de incêndio, o Corpo de Bombeiros orienta que a população ligue imediatamente para o número 193.
Com informações da Assessoria
*FONTE: PORTAL TUCUMÃ