Veículos de pequeno porte retornaram a travessia da Ponte Curuçá, na Rodovia Federal BR-319, na noite desta segunda-feira (02) no Careiro (município distante 83 quilômetros de Manaus). O tráfego na região foi interrompido após rompimento do aterro provisório que dá acesso à balsa, causado pela força da correnteza do rio decorrente do aumento da cheia.
De acordo com informações de Orlando Fanaia Machado, superintendente regional do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (Dnit), a travessia do rio Curuçá foi interrompida na madrugada de sábado (31), e na noite desta segunda-feira, o tráfego de veículos de pequeno porte foi liberado para aliviar a fila de carros que se formou. Outros veículos serão liberados após finalização do serviço.
“Primeiro liberamos os veículos pequenos, ver como irá se comportar (o novo aterro provisório) e então liberamos outros tipos de veículos. Quanto aos pesados, poderão ser liberados amanhã, pois ainda temos serviços a serem finalizados para que o tráfego possa ser autorizado completamente. Hoje foi apenas para retirar essa fila de carros e dar um alento a quem estava aqui desde sábado”, explicou o superintendente regional.
Nesta segunda-feira, o nível do rio Negro alcançou a marca de 28.60 metros, ficando a 20 centímetros de atingir a Cota de Inundação Severa, o que é uma preocupação do departamento. No entanto, conforme o superintendente regional, o serviço provisório do aterro é uma alternativa até a entrega das pontes, previstas para o último semestre de 2025.
“O rio continua subindo e esse é um dos motivos de continuarmos trabalhando. Queremos continuar subindo essa parte do aterro para evitar problemas e continuarmos operando da mesma maneira. A obra da ponte do rio Curuçá continua e o prazo da entrega é setembro deste ano, enquanto a do rio Autaz Mirim ate o final do ano”, concluiu Orlando Fanaia Machado.
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