Dois dias após a morte de Preta Gil, o cantor Francisco Gil, único filho da artista, fez uma emocionante homenagem à mãe nas redes sociais nesta terça-feira (22). Preta faleceu no último domingo (20), aos 50 anos, após enfrentar um câncer no intestino desde 2022.
Em sua primeira manifestação pública após a perda, Fran, como é conhecido, compartilhou um texto profundo e carregado de sentimentos, no qual relembra os últimos momentos ao lado da mãe e enaltece sua força, generosidade e coragem.
“Na nossa última noite juntos, você dormia e eu acompanhava cada respiração sua. Você segurava minha mão com força… e eu sem entender de onde você tava tirando aquela força. Já faz muito tempo que venho tentando entender de onde vem essa sua força toda… e agora entendo.”
Francisco descreve o amor como o verdadeiro motor da vida de Preta, destacando a maneira intensa com que ela viveu e amou.
“O motor da sua vida sempre foi amar e amar sempre foi o seu maior dom. O amor sempre foi ação pra você… nunca se estagnou. Você foi implacável amando. Sua força vinha da vontade de viver, de ver a sua neta Sol de Maria crescer e vinha da gente que estava lutando junto com você. De um país inteiro que torceu… e assim lutou junto também. Esse amor também chegou pra todos nós. A rede de apoio mais linda, que você construiu.”
Com sensibilidade, ele falou da generosidade da mãe, que marcava quem a conhecia:
“A sua compulsão era a generosidade. Ter o seu amor foi um impacto grande pra qualquer um e eu nunca me incomodei de dividir ele com ninguém, porque foi você quem me ensinou que o amor não se limita. E você amou tanto… tanto. Você foi, e será sempre, tão amada, mãe. Que privilégio ter vindo pra esse mundo de dentro de você. Minha melhor amiga.”
O cantor também revelou a dor da despedida e a conexão única que mantinha com a mãe:
“Eu tava com muito medo… mas determinado a encarar tudo com você. E a gente encarou, mesmo com você tentando me poupar. Eu me despedi de você e tentei fazer com que você não percebesse… claro que você percebeu. E claro que esperou que eu fizesse isso pra poder partir. Você sorriu, e eu nunca vou esquecer desse sorriso. Seu olhar tinha muito mistério… mas entendi. A gente sempre se entende… assim como nesse exato instante. No seu adeus tinha também um até logo. Presença absoluta que agora só muda de perspectiva.”
A publicação foi acompanhada por fotos íntimas da última semana de vida de Preta, incluindo momentos dela com a neta, Sol de Maria Gil, filha de Francisco com a dançarina Laura Fernandez.
No encerramento do texto, Fran refletiu sobre a maneira como Preta partiu, com coragem e serenidade:
“Seu olhar também tinha a curiosidade de sempre… e muita coragem pra encarar o que estivesse por vir. E foi assim que você deu seu jeito de me proteger e me deixar seguro de que, como sempre, você sabia bem o que tava fazendo. O seu tempo foi esse… e foi intenso. Como disse seu pai pra mim depois de você partir: ‘que agora venham os 50 bilhões de anos…’”
Herança artística e legado familiar
Francisco Gil é fruto do casamento entre Preta Gil e o ator Otávio Muller. Assim como a mãe e o avô, Gilberto Gil, ele seguiu carreira na música. É um dos integrantes do trio Gilsons, ao lado de José e João — filhos e neto de Gilberto, respectivamente.
O grupo, que mistura MPB com elementos de reggae, soul e pop, já emplacou sucessos como Várias Queixas, Algum Ritmo e Pra Gente Acordar.
Preta Gil, além de cantora, foi símbolo de coragem, autenticidade e amor incondicional. Deixa um legado artístico marcante e uma família profundamente conectada por afeto e admiração.
*FONTE: PORTAL TUCUMÃ