A polêmica em torno de uma campanha publicitária protagonizada pela atriz Sydney Sweeney, criticada por muitos que a consideram preconceituosa, ganhou mais uma elemento com a participação do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Nesta segunda-feira (4), Trump afirmou em uma rede social que a atriz tinha o “comercial mais quente” do momento.
“A maré virou de verdade — ser woke é para perdedores, ser republicano é o que você quer ser. Obrigado pela sua atenção a este assunto”, escreveu Trump na rede Truth Social.
Antes disso, Trump já havia manifestado apoio à Sydney Sweeney ao tomar conhecimento que a jovem teria se registrado no Partido Republicano. O registro teria ocorrido em 14 de junho de 2024, segundo o site do Departamento da Flórida.
“Agora eu adoro o comercial dela. É mesmo? É a Sydney Sweeney? É. Você ficaria surpreso com quantas pessoas são republicanas. Essa eu não sabia. Mas fico feliz que você me contou isso. Se Sydney Sweeney é uma republicana registrada, acho o comercial dela fantástico”, afirmou Trump no domingo (3).
Mas por que a campanha publicitária com Sweeney causou polêmica?
Na semana passada, a atriz estrelou uma campanha da grife American Eagle. A publicidade da marca faz um trocadilho entre as palavras “jeans” e “genes”, o que muitos críticos apontaram como uma associação a teoristas racistas e eugenistas, que defendem a melhoria genética dos seres humanos.
No anúncio, Sydney é vista em poses sensuais e com a mensagem de que ela tem um “jeans ótimo”. No entanto, o jogo de palavras sugere não só que a atriz veste uma boa roupa, mas também que possui “bons genes”.
Outra peça da campanha diz: “Os genes são passados de pais para filhos, muitas vezes determinando características como cor do cabelo, personalidade e até mesmo a cor dos olhos. Meus genes são azuis”.
Em resposta à polêmica, a grife respondeu em seu perfil em uma rede social:
“Sydney Sweeney has great jeans” (nome da campanha) é e sempre será sobre jeans. O jeans dela. A história dela. Vamos continuar celebrando como todos vestem seus jeans AE (American Eagle) com confiança, de sua própria maneira. Bons jeans ficam bonitos em todo mundo”.
A atriz norte-americana Sydney Sweeney, de 27 anos, é conhecida por sua participação nas séries “Euphoria” e “The White Lotus”. Também atuou no cinema em filmes como “Imaculada” e “Todos Menos Você”. Nos últimos anos, ganhou projeção na publicidade, sendo requisitada em diversas campanhas.
Fonte: R7