AGOSTO DOURADO: COMO A AMAMENTAÇÃO INFLUENCIA NA SAÚDE BUCAL DOS BEBÊS

O mês de agosto é marcado pelo Agosto Dourado, campanha que reforça a importância do aleitamento materno para o desenvolvimento saudável dos bebês. O que muita gente ainda não sabe é que a amamentação também exerce um papel fundamental na saúde bucal, tanto das mães quanto das crianças.

O aleitamento é essencial para os pequenos, pois, além de garantir uma nutrição adequada, contribui para o crescimento dos ossos da face, o fortalecimento da musculatura oral e o posicionamento correto dos dentes e da língua. Também auxilia no desenvolvimento da fala e da respiração.

Segundo o cirurgião-dentista Rodrigo Holanda, com ampla experiência clínica e foco em saúde bucal integral, o movimento de sucção durante a amamentação favorece o desenvolvimento da arcada dentária e previne alterações funcionais como mordida cruzada e respiração bucal.

“A amamentação vai muito além da nutrição do bebê. É essencial para o desenvolvimento da saúde bucal, porque o ato de sugar o leite materno estimula o crescimento correto dos ossos da face. Esse movimento favorece o posicionamento adequado da língua e a formação da arcada dentária. Além disso, bebês que são amamentados diretamente no peito tendem a ter menos risco de desenvolver problemas como mordida cruzada e respiração bucal”, explica o dentista.

Para manter a saúde bucal desde os primeiros meses de vida, o ideal é que os pais iniciem o acompanhamento com um odontopediatra logo após o nascimento dos primeiros dentes.

“Muitas vezes a mãe não consegue amamentar porque o bebê tem a chamada ‘língua presa’, o que dificulta a sucção. Por isso, é fundamental iniciar esse pré-natal odontológico ainda no início da vida, para garantir o melhor diagnóstico e orientar os pais da melhor forma”, destaca Rodrigo.

O Ministério da Saúde recomenda a amamentação até os 2 anos de idade ou mais, sendo exclusiva até os seis meses de vida. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que, entre 2019 e 2020, mais de 14 mil crianças menores de cinco anos foram avaliadas no Brasil, e mais da metade (53%) continuava sendo amamentada no primeiro ano de vida.

O Agosto Dourado é, portanto, uma oportunidade para lembrar que cuidar da amamentação é também cuidar do sorriso e da saúde futura das crianças e que a odontologia é uma aliada fundamental nessa jornada.

Com informações da assessoria

Leia também

Leave a Comment