O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta segunda-feira (11) uma intervenção federal na segurança de Washington D.C., colocando a polícia local sob controle direto da Casa Branca e enviando cerca de 800 soldados da Guarda Nacional para reforçar a segurança.
Segundo Trump, a medida é necessária para combater o que chamou de “trágica emergência de segurança” e retirar “criminosos e sem-teto” das ruas da capital. “Washington, D.C. será LIBERTADA hoje! O crime, a selvageria, a imundice e a escória vão desaparecer”, escreveu o presidente na rede Truth Social.
Em coletiva na Casa Branca, Trump exibiu gráficos comparando a taxa de homicídios de Washington D.C. a de diversas cidades ao redor do mundo, como Bagdá, Cidade do Panamá, Brasília, San José (Costa Rica), Bogotá (Colômbia), Cidade do México e Lima (Peru). “Nós duplicamos e triplicamos [os números] de todas elas. Vocês querem viver em lugares assim? Eu não acho que sim”, disse o presidente.
Pesquisa mostra divergência
Apesar da retórica, dados oficiais indicam que o crime geral na capital norte-americana caiu em 2024, atingindo o menor nível em três décadas. Já o crime violento, citado por Trump, recuou 26% no último ano, segundo o Departamento de Polícia local. A prefeita de Washington D.C., Muriel Bowser, contesta a narrativa do presidente e afirma que não há emergência de segurança.
Trump justificou a medida com base no Homerule Act (Lei de Autogoverno), que permite a intervenção federal em casos de invasão, rebelião ou quando o presidente não consegue executar as leis com forças regulares.
Em 2023, a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF) registrou 155 homicídios em Brasília, a capital do Brasil. A taxa de homicídios, considerando uma população estimada em cerca de 3 milhões de habitantes, ficou em aproximadamente 6,8 por 100 mil habitantes. Esses números refletem a realidade da segurança pública na capital brasileira, onde os esforços para conter a violência ainda enfrentam muitos desafios.
Por outro lado, o relatório anual da Metropolitan Police Department of the District of Columbia (MPD) apontou que, em 2024, Washington, D.C., registrou cerca de 180 homicídios. Com uma população estimada em 670 mil habitantes, a taxa de homicídios na capital dos Estados Unidos foi de aproximadamente 27 por 100 mil habitantes, um índice significativamente maior que o de Brasília. Esse dado evidencia uma situação de maior violência letal na capital norte-americana em comparação com a capital brasileira.

*FONTE: PORTAL TUCUMÃ