Na última quarta-feira (13) realizou-se a abertura do 19° Fórum Brasileiro de Segurança Pública, no Teatro Amazonas, em Manaus. O evento contou com a presença de diversas autoridades.
Durante o encontro, o Governador do estado, Wilson Lima (União Brasil) destacou os investimentos realizados em tecnologia para a Segurança Pública do Estado, os avanços alcançados no combate à criminalidade e iniciativas como o sistema inteligente de videomonitoramento Paredão, que atua no reconhecimento facial de suspeitos e de placas de veículos envolvidos em crimes.
“Para se ter uma ideia do quanto nós conseguimos evoluir aqui em Manaus, em 2011 foram roubados ou furtados 5.957 veículos, uma média de 16 veículos por dia. No ano passado, em 2024, como resultado dessa tecnologia (Paredão), nós chegamos a uma média de dois veículos por dia”, destacou

Outro dado ressaltado pelo governador diz respeito aos resultados obtidos com o RecuperaFone. Em 2023, segundo dados do Fórum de Segurança Pública, a capital amazonense era a primeira em número de roubo de celulares.
Com a ferramenta de rastreamento e identificação de celular, lançada em setembro de 2024 para combater este tipo de delito, já é possível observar avanços no combate a esse tipo de crime na capital.

Nos próximos dois dias serão realizadas cerca de 50 atividades, de maneira simultânea e discutindo a Segurança Pública nos estados brasileiros, bem como as complexidades do combate à criminalidade na Amazônia.
O diretor-presidente do Fórum, Renato Sérgio de Lima, falou sobre a importância desses debates que sempre buscam o aperfeiçoamento e a eficácia das ações.
“A gente precisa destacar a importância do que está sendo feito aqui, hoje. É simbólico, é importante, e de certa forma singular, a criação desse espaço de troca que nem sempre é fácil, mas que quando tem disposição a gente consegue buscar soluções”, afirmou.
Sobre o Fórum
Pela primeira vez em sua história, o Fórum Brasileiro de Segurança Pública é realizado em Manaus.
A 19ª edição do evento será marcada pelo aprofundamento do debate sobre a interseção entre Segurança Pública e Meio Ambiente e acontece às vésperas da COP-30, que será realizada em Belém, em novembro.
No total, serão 45 mesas de debate, duas conferências com cerca de 200 especialistas e mais de 1,3 mil participantes inscritos.
Com informações da Assessoria*