Tratamento com técnicas como pedras quentes pode melhorar sintomas físicos e emocionais de pacientes com a síndrome
A massoterapia tem se mostrado uma importante aliada no alívio dos sintomas da fibromialgia, condição caracterizada por dores musculares crônicas, fadiga e distúrbios do sono. A técnica, que combina toques terapêuticos e acolhimento emocional, pode contribuir significativamente para a melhora da qualidade de vida dos pacientes.
A massoterapeuta, esteticista e cosmetóloga Laira Fernandes, docente do Centro de Ensino Técnico (Centec), em Manaus, destaca que os resultados vão além do alívio físico. “A técnica de massagem com pedras quentes, por exemplo, além de aliviar as dores, também vai ajudar a reduzir sintomas associados à depressão e ansiedade. A própria massagem terapêutica, mesmo sem pedras quentes, estimula a produção de serotonina, o que ajuda a aliviar o estresse sentido pelo paciente”, afirma.
Ela reforça que o papel do massoterapeuta é essencial no tratamento complementar da fibromialgia. “É preciso um cuidado maior, respeitando os limites específicos de cada cliente. O tratamento pode começar com técnicas mais simples, focadas no alívio imediato das dores, e ir evoluindo para outras terapias. O único objetivo é a melhoria da qualidade de vida do paciente, que precisa aliar essa terapia a outros atendimentos para tratar a fibromialgia”, pontua.
Abordagem multidisciplinar
Segundo o Ministério da Saúde, a fibromialgia pode surgir após traumas físicos ou emocionais, além de infecções, embora a causa exata ainda seja desconhecida. A Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR) estima que cerca de 3% da população brasileira conviva com a síndrome, sendo a maioria mulheres.
Por não haver cura definitiva, o tratamento exige uma abordagem multidisciplinar. Medicamentos como analgésicos e antidepressivos, exercícios físicos regulares e acompanhamento psicológico estão entre os métodos indicados. Além destes, atividades complementares, como a massagem terapêutica, também têm conquistado espaço nesse processo.
A biomédica e patologista clínica Sasha Castro, também professora do curso técnico em Massoterapia do Centec, ressalta que o conhecimento técnico é essencial para garantir a segurança e eficácia dos procedimentos. “Por ter como sintomas comuns a fadiga e dores musculares, a principal indicação é que o massoterapeuta opte por associar técnicas como liberação miofascial, massagem relaxante e utilização de equipamentos como as pedras quentes. O profissional irá sempre usar técnicas que sejam relaxantes ou de desobstrução da musculatura para amenizar o desconforto desses pacientes”, explica.
Ela destaca ainda que o atendimento deve ser personalizado. “A formação técnica capacita o profissional para realizar um atendimento humanizado e que realmente entregue resultados satisfatórios. Qualquer execução das manobras de massagem deve ser aplicada somente após uma avaliação prévia da necessidade de cada paciente, e esse conhecimento só é adquirido quando o profissional é preparado para ter esse olhar e sensibilidade ao entender cada caso”, completa.
Com mais de 15 anos de atuação em Manaus, o Centec é uma das principais referências na formação técnica de profissionais da saúde no Amazonas, oferecendo cursos voltados à prática segura e eficaz da massoterapia como apoio ao bem-estar e à saúde integral.
_Foto: Freepik_