POLÍCIA CIVIL RECUPERA 264 VEÍCULOS ROUBADOS NA CAPITAL E INTERIOR DO AMAZONAS

De janeiro a agosto deste ano, um total de 264 veículos roubados ou furtados foi recuperado pela Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da Delegacia Especializada em Roubos e Furtos de Veículos (DERFV).

Entre os veículos recuperados estão 160 motocicletas localizadas em operações no interior e 104 automóveis, caminhões e motos recolhidos na capital. Ao todo, 64 pessoas foram presas por envolvimento direto com esses crimes, um recorde de prisões já realizado pela unidade especializada da PC-AM em um único ano.

Erlon Rodrigues e Divulgação/PC-AM

Segundo o delegado titular da DERFV, Rodrigo Barreto, a atuação no interior tem sido intensificada desde 2024. Até agora, 11 municípios receberam equipes da delegacia, com a meta de realizar operações em ao menos duas cidades por mês. Municípios como Manacapuru se tornaram alvos recorrentes: só neste ano, três ações no local resultaram na recuperação de mais de 45 veículos.

“Estamos rastreando os destinos desses veículos. Muitas vezes eles são furtados ou roubados em Manaus e acabam repassados para cidades do interior. Nosso objetivo é romper esse ciclo, combatendo não apenas os executores, mas também os receptadores e estruturas criminosas por trás disso”, explicou o delegado.

Erlon Rodrigues e Divulgação/PC-AM

Parte das apreensões aconteceu durante a operação Amazônia Sem Fronteira, em andamento na capital. Barreto destaca que a equipe tem mirado locais estratégicos, como feiras, oficinas e pontos de venda informal de motos, evitando focar em ações com aparência de simples fiscalização de trânsito.

“Das 160 motos recuperadas, apenas uma foi fruto de flagrante em perseguição. As demais estavam estacionadas em estabelecimentos comerciais e locais públicos. Isso mostra que há um mercado de revenda funcionando à margem da lei”, afirmou.

Em Manaus, a DERFV também conta com o apoio de tecnologias como o Sistema Paredão, utilizado no monitoramento de placas, e o sistema Cortex, do Ministério da Justiça, que auxilia no rastreamento em tempo real de veículos suspeitos.

Erlon Rodrigues e Divulgação/PC-AM

Prisões e desarticulação de quadrilhas

Além da recuperação dos bens, a delegacia tem focado na prisão de integrantes de organizações criminosas. Das 64 prisões registradas, muitas envolveram cumprimento de mandados e flagrantes relacionados a lavagem de dinheiro, receptação e adulteração de sinal identificador de veículo.

“Nossa atuação vai além da ponta do iceberg. Buscamos desarticular as redes que lucram com esses crimes, muitas vezes ligadas ao tráfico, à lavagem de ativos e a outros delitos mais complexos”, ressaltou Barreto.

Dicas de prevenção e alerta para compras online

O delegado também deixou orientações à população para reduzir os riscos de ser vítima, ou até de se tornar, involuntariamente, parte de um crime.

“Estacionar em locais seguros, usar alarmes, travas e sempre manter o guidom travado são ações básicas, mas efetivas. Além disso, alertamos para o perigo de comprar veículos pela internet, especialmente pelas redes sociais. Mesmo que o veículo pareça regular, há risco de estar envolvido em crime. E nesse caso, o comprador pode ser responsabilizado por receptação”, advertiu.

Canal de denúncias

A população pode contribuir com informações anônimas que ajudem nas investigações. As denúncias podem ser feitas pelo número 181, da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), diretamente à DERFV ou a qualquer unidade da Polícia Civil.

A sede da DERFV está localizada na rua Adelaide Carraro, Conjunto Bela Vista, bairro Planalto, zona centro-oeste de Manaus.

 

*FONTE: PORTAL TUCUMÃ

Leia também

Leave a Comment