EM DISCURSO AGUARDADO, TRUMP HOMENAGEIA KIRK EM ESTÁDIO NO ARIZONA

Em ato de homenagem, presidente dos Estados Unidos da América (EUA) Donald Trump homenageou o ativista conservador Charlie Kirk neste domingo (21), perante uma multidão de 100 mil pessoas em um estádio no Arizona.

Trump definiu o assassinato de Kirk como um ataque não apenas a um indivíduo, mas a todo o movimento conservador americano.

“A arma estava apontada para ele, mas a bala estava apontada para todos nós. Essa bala estava apontada para cada um de nós”, afirmou Trump em seu discurso, um dos mais aguardados da cerimônia.

Apesar da tragédia, Trump declarou que o ato violento não silenciou a mensagem de Kirk.

“O assassino falhou em sua busca porque a mensagem de Charlie não foi silenciada. Ela agora é maior, melhor e mais forte do que nunca”, comentou

(Foto: Divulgação)

Em suas declarações, Trump elevou Charlie Kirk à condição de figura histórica e mártir. “Nosso maior evangelista da liberdade americana se tornou imortal. Agora ele é um mártir pela liberdade dos EUA”, disse.

O ex-presidente descreveu Kirk como um dos mais brilhantes de nosso tempo e o responsabilizou por mobilizar um amplo apoio juvenil ao Partido Republicano.

O vice-presidente JD Vance, próximo de Kirk, também discursou, atribuindo ao amigo o mérito pelas vitórias republicanas recentes.

“Toda a nossa administração está aqui, não apenas porque amávamos Charlie como amigo, mas porque sabemos que não estaríamos aqui sem ele”, disse Vance.

Perdão e comoção

(Foto: Divulgação)

Um momento de forte comoção foi o discurso da viúva de Kirk, Erika. Em pronunciamento emocionado, ela afirmou perdoar o homem que matou seu marido.

O evento contou com a presença de diversas figuras de destaque do governo e da direita norte-americana, incluindo o bilionário Elon Musk, dono da Tesla e aliado próximo de Trump.

A cerimônia, realizada em um estádio de futebol americano em Glendale, começou por volta das 15h (horário de Brasília).

 

*FONTE: PORTAL TUCUMÃ

Leia também

Leave a Comment