SINÉSIO CAMPOS PARABENIZA PROFESSORES E DEFENDE MAIS INVESTIMENTOS NA EDUCAÇÃO APÓS AMAZONAS FICAR EM ÚLTIMO LUGAR NO ENEM

No Dia dos Professores, comemorado nesta quarta-feira (15), o deputado Sinésio Campos (PT) usou a tribuna da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) para homenagear os profissionais da educação e cobrar mais investimentos no setor. Durante o pronunciamento, o parlamentar destacou a importância do trabalho docente e comentou os dados recentes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que colocaram o Amazonas na última posição do ranking nacional.

De acordo com o levantamento do Centro de Liderança Pública (CLP), o estado obteve média de 505,3 pontos no Enem 2024, ficando atrás das demais unidades da federação. Para Sinésio, o resultado é um alerta que deve mobilizar toda a sociedade.

“Os dados do ENEM não foram animadores no estado do Amazonas. Temos que fazer uma discussão aprofundada junto à Comissão de Educação desta casa, é necessário descobrir o porquê dos índices do ENEM não terem sido satisfatórios. Será que é falta de investimentos do governo do estado? Mas o ENEM é realizado tanto pelos estudantes da rede pública, quanto da rede privada, e ser o último lugar não nos agrada. Sabemos que os trabalhadores da educação, especialmente os professores da rede pública, são profissionais dedicados. Precisamos analisar o que está acontecendo”, afirmou o deputado.

Durante o discurso, Sinésio também destacou os programas do governo federal que fortalecem a política educacional, como o Bolsa Família, que exige a presença das crianças na escola, e o Pé-de-Meia, que cria uma poupança para estudantes do ensino médio público. O parlamentar também comentou sobre o FIES, que segue garantindo o acesso de jovens de baixa renda ao ensino superior.

“São iniciativas que ajudam a manter os estudantes na escola e abrir caminhos para o futuro. Mas precisamos que o Amazonas faça a sua parte: invista, planeje e priorize a educação como eixo de desenvolvimento”, disse.

Leia também

Leave a Comment