FOTO: Alex Pazuello
O governador Wilson Lima anunciou nesta segunda-feira (20/10) que o Amazonas recebeu autorização oficial do Ministério da Saúde para realizar transplantes de fígado. A habilitação, publicada na Portaria nº 3.331, marca um avanço histórico para a saúde pública do estado e autoriza o Hospital Delphina Aziz, referência em alta complexidade na região Norte, a realizar o procedimento.
“Mais uma conquista histórica. O Ministério da Saúde acaba de publicar a autorização para que possamos fazer o transplante de fígado no Hospital Delphina Aziz. Nossas equipes já estão preparadas para realizar o primeiro transplante com o padrão de qualidade que estamos levando para toda a rede estadual”, destacou o governador Wilson Lima.
A autorização coloca o Amazonas entre os poucos estados brasileiros com capacidade técnica e estrutura hospitalar para realizar transplantes de fígado, somando-se aos transplantes de rim e implantes cocleares já realizados desde 2023 na rede estadual.
Estrutura e preparação
O Hospital Delphina Aziz dispõe de uma estrutura completa para o novo procedimento, com equipes multidisciplinares especializadas, centro cirúrgico equipado e suporte intensivo de UTI.
Nos últimos meses, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) realizou uma série de ações preparatórias, como revisão de fluxos internos, reforço nos estoques de sangue e hemocomponentes, capacitação das equipes e fortalecimento da captação de doadores.
Segundo a secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, o hospital está pronto para iniciar o primeiro transplante assim que houver a disponibilidade de um doador.
“Nós já iniciamos o ambulatório hepático há alguns meses. Há pacientes organizados e inseridos na fila de transplantes, além de todo o protocolo, insumos e equipe qualificada. Com a habilitação publicada, estamos prontos para realizar o primeiro transplante assim que surgir a oportunidade”, afirmou a secretária.
Avanço na rede estadual
O Amazonas já possui um histórico positivo em cirurgias de alta complexidade. Desde 2019, o estado realizou cerca de 631 transplantes de córnea, 223 transplantes renais e mais de 80 implantes cocleares, triplicando a média anual de procedimentos em comparação a 2022, quando os pacientes ainda precisavam ser encaminhados a outros estados pelo Tratamento Fora de Domicílio (TFD).
Com o novo credenciamento para o transplante de fígado, o governo estadual reforça seu compromisso em ampliar o acesso da população a tratamentos especializados e reduzir a dependência de centros de saúde de outras regiões.
*FONTE: PORTAL TUCUMÃ