SUFRAMA PROMOVE II ENCONTRO DO ECOSSISTEMA DE INOVAÇÃO DA AMAZÔNIA OCIDENTAL E AMAPÁ

A Suframa reunirá nesta quinta e sexta-feira (6 e 7 de novembro), em seu auditório, os principais atores do ecossistema de inovação da região para o “II Encontro do Ecossistema de Inovação da Amazônia Ocidental e Amapá”. O evento, que ocorrerá das 9h às 16h, tem como objetivo discutir políticas de fomento, fortalecer parcerias estratégicas de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) e apresentar os avanços do setor produtivo e das Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs), principalmente, a partir dos incentivos da Lei de Informática da Zona Franca de Manaus.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo link: https://doity.com.br/2encontro-ecossistemadeinovacao-amoc-ap/inscricao.

Programação
​Na quinta-feira (6), primeiro dia do Encontro, a programação terá início às 9h com a cerimônia de abertura, que contará com discursos de representantes de diversas instituições atuantes na temática da Ciência, Tecnologia e Inovação na região, como Suframa, Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), Banco da Amazônia (Basa), Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) e universidades, entre outras. ​

Em seguida, das 10h às 12h, ocorrerá o painel “Políticas de Fomento à Inovação”, com apresentações já confirmadas sobre o Cenário Nacional de Ciência, Tecnologia, Inovação e Bionegócios, bem como sobre os mecanismos de financiamento e apoio a projetos de PD&I e sobre os programas de fomento à pesquisa e parcerias com o setor produtivo.

Ainda no primeiro dia da programação, o horário das 13h às 16h será dedicado à realização de duas oficinas temáticas e à exposição de Projetos. No auditório, a primeira oficina abordará os “Desafios e Oportunidades para o Investimento em PD&I na Amazônia Ocidental e Amapá”, com participação previstas de empresas com obrigações de PD&I na ZFM, como Samsung, Cal-Comp e Flextronics. Já a segunda oficina, a ocorrer na Sala das Adjuntas, focará nos “Diálogos entre ICTs e Setor Produtivo: Como Fortalecer Parcerias”, com a presença de ICTs e coordenadores de programas prioritários. ​

Simultaneamente a toda essa programação, no Hall, haverá uma exposição de projetos de PD&I de empresas produtoras de bens de informática na ZFM, Programas Prioritários e ICTs credenciadas no Comitê das Atividades de Pesquisa e Desenvolvimento na Amazônia (Capda). Até o momento, já estão confirmados 50 estandes e mais de 33 instituições diferentes na exposição.

Segundo dia
A programação da sexta-feira (7) iniciará com uma atividade prática de imersão, das 9h às 11h, com o tema “Visitas Técnicas a Empresas da ZFM”. Os participantes serão divididos em grupos (Autoridades; Representantes de ICTs e Universidades; Coordenadores de Programas Prioritários; e Representantes de Empresas, Startups e Entidades de Inovação) e visitarão plantas de empresas e instituições como Samsung, FPF Tech e Positivo. Das 11h às 12h, está prevista uma “Sessão de Networking e Rodada de Negócios”, a fim de que os participantes troquem contatos e discutam potenciais colaborações.

Na parte da tarde, encerrando a programação, está prevista a apresentação de casos de sucesso e lições aprendidas, ocasião em que as empresas comentarão os resultados de investimentos em PD&I e as ICTs mostrarão exemplos de projetos inovadores em parceria com o setor produtivo. O evento será concluído das 15h às 16h com discussões sobre os resultados do encontro, síntese das propostas e compromissos assumidos e também o discurso de encerramento do representante da Suframa.

De acordo com o superintendente-adjunto Executivo da Suframa, Frederico Aguiar, o propósito principal do evento é conectar os diferentes atores da inovação na região e, ao mesmo tempo, dar cada vez mais transparência aos resultados dos investimentos em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação. “O grande diferencial deste evento é a conexão. Estamos criando um ambiente para que os atores do nosso ecossistema se conheçam melhor e criem parcerias efetivas. Queremos, de fato, proporcionar um ecossistema de inovação mais integrado para a Amazônia Ocidental e o Amapá”, afirmou Aguiar.

Informações: imprensa@suframa.gov.br

Leia também

Leave a Comment