WAGNER MOURA É INDICADO AO OSCAR 2026 DE MELHOR ATOR POR “O AGENTE SECRETO”

(Foto: Divulgação)

Brasil – O ator brasileiro Wagner Moura acaba de entrar para a história do cinema nacional ao ser indicado ao Oscar 2026 na categoria de Melhor Ator por sua atuação no filme “O Agente Secreto”. Ele se torna o primeiro brasileiro a concorrer na principal categoria masculina de atuação da maior premiação do cinema mundial.

(Foto: Divulgação)

Além do feito histórico de Moura, o longa dirigido por Kleber Mendonça Filho também conquistou indicações de peso ao Oscar 2026, incluindo Melhor Filme, Melhor Filme Internacional, Melhor Ator e Melhor Elenco, consolidando-se como um dos maiores destaques do cinema brasileiro na temporada.

Desde sua estreia no circuito internacional, “O Agente Secreto” vem acumulando reconhecimento. Em maio de 2025, o filme brilhou no Festival de Cannes, onde venceu dois dos principais prêmios: Melhor Ator, para Wagner Moura, e Melhor Diretor, para Kleber Mendonça Filho.

As conquistas impulsionaram ainda mais as expectativas para o Oscar, que agora se confirmam com as indicações.

Concorrentes ao prêmio

Na categoria de Melhor Ator, Wagner Moura disputa a estatueta com Timothée Chalamet, Leonardo DiCaprio, Ethan Hawke e Michael B. Jordan, em uma das categorias mais concorridas da edição.

Cerimônia

98ª edição do Oscar será realizada no dia 15 de março de 2026, em Los Angeles, na Califórnia, nos Estados Unidos da América (EUA).

Enredo e ambientação

Ambientado no Recife de 1977, o filme é um thriller político que acompanha Marcelo, personagem interpretado por Wagner Moura. Professor universitário e especialista em tecnologia, ele foge de um passado misterioso e retorna à capital pernambucana em busca de paz.

No entanto, logo percebe que a cidade está longe de ser o refúgio que imaginava, passando a viver sob ameaça em meio ao tenso cenário político e social do Brasil da década de 1970.

Elenco de destaque

Além de Wagner Moura, o elenco reúne nomes como Maria Fernanda Cândido, Gabriel Leone, Alice Carvalho, Isabél Zuaa, Hermila Guedes, Thomás Aquino, Udo Kier, entre outros, reforçando a força da produção nacional.

 

*Fonte: Portal Tucumã

Leia também

Leave a Comment